Dia dos Pais 2021 traz boas oportunidades para as vendas

20/07/2021

Vendas

Dia dos Pais 2021 traz boas oportunidades para as vendas

O Brasil é um dos raros países do mundo a comemorar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, ao lado de Samoa, pequeno país na Oceania. Muitos outros preferem celebrar a data no terceiro domingo de junho. Mas, independentemente do dia, será a segunda vez em que a ocasião será festejada em meio ao cenário de pandemia.

Em 2021, o Dia dos Pais no País acontecerá em 8 de agosto. Por aqui, oito em cada dez brasileiros afirmam que esta será uma data importante. Já 73% dizem que será um dia necessário de tranquilidade frente ao período que atravessamos.

Além disso, a intenção de comemorar o Dia dos Pais cresceu neste ano: 52% das pessoas o fizeram em 2020, enquanto 61% pretendem fazê-lo em 2021.

Esses dados são da pesquisa Dia dos Pais, do setor de Inteligência de Mercado da Globo. Confira mais resultados dela a seguir e o que esperar para a data.

O Dia dos Pais em 2021 terá um sabor a mais

Roupas, perfumes e calçados continuam sendo os itens de presente mais procurados para o Dia dos Pais. Porém, neste ano o artigo de maior crescimento na intenção de compra em relação a 2020 é o almoço ou jantar especial. O salto foi de 65% entre um ano e outro.

Como demonstra a pesquisa da Globo, entre aqueles que vão comemorar a data, 32% pretendem preparar uma refeição em família. Desses, 65% indicam que comprarão os ingredientes na loja física, enquanto 35% comprarão usando serviços de entrega.

As plataformas de delivery, por sinal, vêm crescendo como canal de compras para o Dia dos Pais. A intenção de comprar por elas subiu de 5% em 2020 para 9,6% em 2021. As redes sociais também apresentaram crescimento: de 9% para 11% no mesmo período de comparação.

Essa é uma oportunidade para movimentar desde os restaurantes até o comércio de alimentos. Oferecer serviços e produtos especiais para a data pode destacar seu negócio para o consumidor, que procura segurança e praticidade para celebrar em família.

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Almoço ou jantar especial entre as ideias para o Dia dos Pais 2021. (Foto via Freepik)

Oportunidades para as vendas no comércio virtual

O cenário de pandemia impulsionou as compras pelo e-commerce tanto no dia a dia dos brasileiros quanto nas datas comemorativas. No Dia dos Pais, por exemplo, a Ebit | Nielsen registrou um faturamento 41% maior nos canais virtuais em 2020, no Brasil, em comparação com o ano anterior. O valor total saltou de R$ 2,37 bilhões em compras no ano de 2019 para R$ 3,5 bilhões em 2020.

No comércio virtual, o faturamento com as compras para o Dia dos Pais no ano passado ficou próximo de outras datas importantes para o comércio, como Dia das Mães (R$ 3,7 bilhões) e Natal (também R$ 3,7 bilhões). Isso é o que aponta o estudo Webshoppers 43ª edição, da Ebit | Nielsen.

De acordo com o mesmo estudo, o ticket médio das compras para a data em 2020 foi de R$ 434 no e-commerce. Houve uma alta de 3% na comparação com 2019.

Nessas compras on-line, a preferência dos brasileiros para o presente de Dia dos Pais será pelos marketplaces, segundo a Globo. Ou seja, buscarão sites que vendem diversas marcas. Este será o canal de compra para 31,3% dos entrevistados na pesquisa de 2021, ante os 23% que o preferiam no ano anterior.

Mas as lojas virtuais que trabalham com apenas uma marca também cresceram em intenção de compra: de 9,5% em 2020 para 14,1% em 2021.

Leia também: Comércio eletrônico no Brasil cresceu 367% em uma década

A intenção de compra para o Dia dos Pais 2021

A pesquisa do setor de Inteligência de Mercado da Globo indica que sete em cada dez consumidores pretendem presentear alguém no Dia dos Pais 2021. Além dos próprios pais, que compõem a maioria dos presenteados (84%), ainda aparecem esposos e namorados (20%), sogros (9%), avôs (6%), além de filhos que são pais, tios, amigos e padrinhos como outros públicos potenciais.

Grande parte dos brasileiros (76%) espera gastar com o presente um valor igual ou maior do que em 2020. 

Embora muitas pessoas pretendam comprar com antecedência, um percentual considerável de consumidores ainda deixa para garantir o presente de última hora. Em 2019, por exemplo, 41% compraram o presente de Dia dos Pais na véspera ou na própria data, como revelam dados do Google.

Então, ainda há tempo de fazer seu planejamento de comunicação para vender mais no Dia dos Pais com a ajuda da NSC. Nossa equipe de consultores pode orientar sobre os melhores meios para divulgar sua marca, a frequência de anúncios e outros aspectos importantes da sua publicidade.

Veja outras expectativas para esta data comemorativa na pesquisa da Globo para baixar.

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