Com a proximidade do 12 de outubro, vem aí mais um Dia das Crianças. Mas em 2021, mesmo com a data ocorrendo novamente em meio ao cenário de pandemia, a comemoração promete ser melhor para o comércio do que foi em 2020.
A expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é de que as vendas no Dia das Crianças 2021 movimentem R$ 10,93 bilhões no Brasil. Enquanto isso, um levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta que 96% dos lojistas entrevistados esperam ter um faturamento igual ou melhor que o registrado no mesmo período do ano passado.
Seu comércio também espera aumentar as vendas no Dia das Crianças? Dados da FCDL/SC mostram que ainda há tempo: 51,30% dos consumidores catarinenses farão a compra de presentes somente na semana da data. Outros 14,60% comprarão já na véspera.
Veja mais expectativas do varejo a seguir.
Vendas no Dia das Crianças são termômetro para o final do ano
Até então, vêm se confirmando as expectativas de aumento de vendas nas datas comemorativas de 2021. No Dia dos Pais, por exemplo, o Serasa Experian registrou um crescimento de 6,2% no comércio físico brasileiro em relação a 2020.
Essa recuperação, embora parcial diante das quedas de vendas no ano passado, é reflexo da retomada econômica que presenciamos.
Olhando mais à frente, o Dia das Crianças pode servir de indicativo de como será a conclusão do ano para o comércio. A previsão de crescimento do varejo em 2021, frente a 2020, é de 4,9% segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A data é também uma prévia de outros eventos importantes para o comércio, a Black Friday e o Natal, que virão logo em seguida.
Ainda é preciso ter certa cautela por causa do impacto da inflação no poder de compra dos brasileiros, mas tudo indica que o Dia das Crianças 2021 será melhor que em 2020.
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Pesquisas mostram a intenção de compras no Dia das Crianças
Em pesquisa da CNDL, em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 72% dos consumidores revelam ter planos de comprar presentes para o Dia das Crianças. Afinal, a data envolve diferentes públicos, muito além de pais e filhos.
No levantamento Intenção de Compras do Dia das Crianças 2021, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) mostra que filhos serão 46% dos presenteados na data. Sobrinhos (20%), afilhados (13%), netos (11%), entre outros, também estão na mente do consumidor catarinense para a compra de presentes.
Neste ano há um aumento de 13,80% na expectativa de gasto médio com o Dia das Crianças. Em 2020, o valor era de R$ 189,70, subindo para R$ 196,82 em 2021.
Ainda assim, o ticket médio continua em um patamar menor do que o registrado no período pré-pandemia: em 2019, estava em R$ 202,56.
Com relação aos presentes procurados, destacam-se:
- brinquedos: 54% dos entrevistados devem comprar;
- vestuário: 26% dos entrevistados devem comprar;
- calçados: 7% dos entrevistados devem comprar;
- eletrônicos: 4% dos entrevistados devem comprar.
É interessante notar que as crianças têm cada vez maior participação na escolha do presente de Dia das Crianças em Santa Catarina. Segundo a Fecomércio SC, em 2018 elas participavam da escolha em 35,20% das vezes. Em 2021 esse percentual subiu para 42,50%.
Outra mudança gradativa está na forma de pagamento dos catarinenses. Com relação ao Dia das Crianças, a intenção de pagar à vista, em dinheiro, caiu de 64% em 2019 para 46% em 2021. Já a preferência pelo uso do cartão cresceu nesse mesmo período, de 15% para 19% no crédito parcelado, de 9% para 18% no débito à vista e de 7% para 13% no crédito à vista.
A Fecomércio SC ouviu 1.126 pessoas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para chegar a esses resultados.
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Lojas de rua e preços destacam-se no Dia das Crianças em Santa Catarina
No entanto, a adesão dos catarinenses ao Dia das Crianças está condicionada especialmente a encontrar bons preços e promoções.
Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomércio SC, para 37% dos consumidores no Estado o preço é o fator preponderante na decisão de compra. Outros 27% indicam o fator promoções, enquanto apenas 14% apontam o atendimento e 11%, a qualidade do produto.
Nessa pesquisa de preço, o comércio pode esperar muitas visitas às lojas físicas. Isso porque 51,70% dos entrevistados catarinenses pretendem usar esse canal de busca. A internet deverá ser o meio escolhido por 27,90% dos consumidores.
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