O Natal é a data mais importante do ano para o comércio e os números justificam a expectativa que ele gera no varejo. Para o Natal 2021, a estimativa é de que movimente R$ 68,4 bilhões na economia brasileira, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.
Enquanto isso, no e-commerce, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que as vendas on-line no Natal cheguem a R$ 16,6 bilhões. Se confirmado o desempenho, o resultado será um crescimento de 18% na comparação com a data em 2020.
Contudo, mesmo com essa perspectiva macro, não podemos perder o olhar sobre o Natal como fenômeno regionalizado e familiar. Então, para entender melhor como o consumidor catarinense se prepara para a data, acompanhe os dados a seguir.
Incerteza econômica afeta a compra de presente de Natal 2021
A alta de preços causada pela inflação põe um freio na esperada retomada econômica. A expectativa é de que as vendas no final de ano em 2021 sejam melhores que em 2020, mas o crescimento será menor do que o inicialmente projetado.
Um reflexo do cenário econômico é a queda na intenção de gasto médio dos catarinenses. Em 2019, o valor estava em R$ 493,74, tendo caído para R$ 434,36 em 2021. Ou seja, o ticket médio deve ter um recuo de 12% na comparação com o período pré-pandemia, segundo dados da Fecomércio SC.
A quantidade de presentes também está menor neste ano. A média no número de itens caiu de cinco para quatro na comparação entre 2019 e 2021.
A explicação para essa queda está no fato de que 35,3% dos catarinenses consideram sua situação financeira pior neste ano do que em 2020. Ainda devemos levar em conta que no ano anterior 34,8% dos consumidores haviam retrocedido financeiramente.
O resultado é próximo do encontrado na pesquisa de Natal 2021 produzida pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo. Na análise regional, 30% dos consumidores no Sul do País avaliam uma piora em sua situação financeira neste ano.
Mas esse aspecto financeiro não impedirá o público de ir às compras no Natal. A Globo mostra que 53% dos consumidores no Sul pretendem presentear na data, à frente da média nacional em 42%. A solução é pesquisar preços, como pretendem fazer 87,2% dos catarinenses, de acordo com a Fecomércio SC.
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Como os catarinenses pretendem comemorar o Natal?
A pesquisa da Globo destaca o caráter familiar da data. No Sul, a celebração é sobretudo entre parentes:
- 44,2% cônjuge;
- 48,5% pais;
- 50,6% filhos;
- 58,8% outros familiares.
Além da companhia, outra tradição está à mesa. A comida típica de Natal está nos planos de 57% dos sulistas, sendo peru e chester as duas preferências do consumidor. Pernil e lombo aparecem em seguida no planejamento do menu natalino.
Para acompanhar os pratos, o consumidor divide-se entre vinhos e cervejas:
- 17% cerveja premium;
- 25% vinho e espumante importado;
- 46% vinho e espumante nacional;
- 50% cerveja.
Nota-se aí uma preferência pelas bebidas nacionais, em que pese a questão do preço, mas que não deixa de ser uma boa oportunidade para a indústria brasileira.
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A escolha do presente de Natal
No Sul, o consumidor tem uma lista de presentes bastante variada. A intenção de compra inclui:
- 19% livros;
- 27% vale-presente;
- 28% acessórios;
- 30% calçados;
- 34% perfumes;
- 41% brinquedos;
- 44% chocolates/doces;
- 52% roupas.
A pesquisa Globo ainda revela os fatores que mais influenciam na escolha do presente de Natal. A própria intuição e dicas da pessoa, é claro, têm maior peso nessa decisão, considerando o caráter familiar e próximo da confraternização. Mas a publicidade continua sendo importante nessa hora: 28% dos consumidores na região Sul decidem com base em anúncios publicitários ou dicas dos apresentadores de TV.
Baixe a pesquisa da Globo Natal 2021 e veja os dados completos sobre a data.