Em 2022, um dos maiores desafios nos negócios será conquistar a fidelidade do consumidor. Um em cada três catarinenses mudaram de marcas durante a pandemia e, entre esse grupo, apenas 16% têm a intenção de voltar a usar as mesmas marcas de antes. Outros 25% consideram a mudança definitiva.
Esses dados estão na pesquisa Raio X do Catarinense 2022. A segunda edição do estudo sobre os comportamentos e a intenção de compra em Santa Catarina é realizada pelo Instituto Mapa e NSC, incluindo 540 entrevistas de consumidores nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages. A consulta abrangeu pessoas entre 20 e 65 anos de todas as classes.
Para superar o desafio da fidelização de clientes, é preciso estar em sintonia com os interesses do consumidor neste momento. Então, no Raio X do Catarinense você vai encontrar dados essenciais para compreender o público no Estado. Veja mais detalhes a seguir.
Como o consumidor catarinense escolhe onde comprar?
O cenário é de incerteza econômica, deixando o consumidor catarinense mais cauteloso em relação aos gastos. Como reflexo disso, a Intenção de Consumo das Famílias, índice avaliado pela Fecomércio SC, registrou queda no segundo semestre de 2021.
Diante dessa situação financeira, é natural que preço, promoções e condições de pagamento sejam os fatores mais relevantes na decisão de compra. Para aprofundar esse aspecto, o Raio X do Catarinense 2022 analisou, em uma escala de 0 a 10, sendo 10 o nível de maior importância para o consumidor, quais critérios que vão influenciar o público neste período.
Critérios avaliados na decisão de compra:
- Preço, promoções e descontos: 9,1
- Condições de pagamento: 8,9
- Segurança sanitária ao comprar: 8,7
- Engajamento em ações sociais: 8,5
- Qualidade do produto ou serviço: 8,3
Ainda aparecem na lista fatores como atendimento, confiança na marca, comodidade na entrega e o fato de ser uma marca catarinense.
Aqui merecem atenção mais detalhada dois itens dessa lista. O primeiro deles é o da segurança sanitária, que ainda tem grande importância nas compras presenciais. Como revela o próprio Raio X do Catarinense, 74% dos consumidores em Santa Catarina declaram que as lojas físicas serão seu principal canal de compra em 2022.
Portanto, mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia e a necessidade de proteção contra o coronavírus não foram totalmente superadas.
A avaliação do envolvimento social das marcas é outro destaque, confirmando que as práticas de ESG já estão no radar do consumidor.
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A intenção de compra em Santa Catarina
Adequar as finanças deve estar entre as prioridades do consumidor catarinense em 2022. Para isso, ele pretende reduzir refeições e lanches fora de casa, comprar menos artigos de decoração para casa (considerando que já houve um grande investimento nesse sentido durante a pandemia), além de roupas, calçados e acessórios.
Por outro lado, economizando em certas compras, os catarinenses ainda pretendem investir em boas experiências. Academia ou clube, cursos e alimentos e bebidas importados são alguns dos itens desejados pelo público em 2022.
O consumidor no Estado também pretende comprar mais:
- Refeições preparadas em casa: 34
- Produtos de higiene pessoal: 33
- Produtos de limpeza: 31
- Medicamentos e vitamínicos: 21
- Produtos alimentícios básicos: 20
Os resultados baseiam-se numa escala de 0 a 100, sendo 100 o maior interesse.
Notam-se aí duas tendências que influenciarão o comportamento do consumidor. A primeira delas é a maior necessidade de cozinhar em casa para economizar. A outra refere-se aos cuidados com a saúde, que devem continuar sendo prioridade para o público.
Leia também: Como se conectar com o consumidor na volta às compras?
Raio x do Catarinense revela interesse por bens duráveis
Em um estado tão diverso quanto Santa Catarina, encontramos também uma parcela de público que já está planejando a compra de bens duráveis.
Nesse sentido, veículos e imóveis aparecem no topo dos planos do consumidor em todas as regiões analisadas pelo Raio X do Catarinense 2022.
Intenção de compra de bens duráveis:
- Blumenau: imóvel 21% / veículo 21%
- Chapecó: imóvel 34% / veículo 23%
- Criciúma: imóvel 28% / veículo 17%
- Florianópolis: veículo 25% / imóvel 23%
- Joinville: imóvel 26% / veículo 23%
- Lages: veículo 34% / imóvel 18%
Logo em seguida, aparece também o interesse por reformar a casa, comprar móveis e eletrodomésticos.
A partir desses dados, conhecendo o interesse de compra dos catarinenses e o que eles estão avaliando nessa decisão, é possível elaborar estratégias mais próximas do consumidor.
Então, para saber mais sobre o comportamento do público, conheça os dados completos da pesquisa Raio X do Catarinense. Aproveite para baixar o material gratuitamente!