As férias de verão, especialmente entre o final do ano e início do próximo, trazem um desafio extra para muitas empresas que querem vender mais e aumentar os lucros. Enquanto alguns negócios praticamente vendem sozinhos nessa época, outros precisam de um esforço maior para conquistar os clientes e bater as metas.
Se este é seu caso, já mostramos como aproveitar o turismo de alta temporada por meio do marketing de experiência e da oferta de serviços, como um horário de atendimento diferenciado. Contudo, agora vamos além e oferecemos dez dicas para vender mais nas férias de verão. Aproveite!
Dicas para vender mais durante as férias de verão
1. Pesquise o mercado
Oferecer o mesmo de sempre pode resultar em algumas vendas, mas dificilmente ajudará sua empresa a vender mais.
Esta é a hora de oferecer novidades ao público, aproveitando o clima de renovação do ano. Para isso, pesquise o que seus concorrentes estão trazendo de novo ao mercado tanto em termos de produtos quanto de serviços.
Pesquisar na internet por tendências no setor também ajuda. Sabe aquele produto que um consumidor pediu e sua empresa não tinha? Veja se mais pessoas estão comentando on-line a respeito, pois em breve isso pode virar uma moda e seu PDV ficará para trás se não antecipá-la.
2. Faça um planejamento
Planejar não significa encher o ponto de venda com uma infinidade de produtos, correndo-se o risco de ficar com o estoque encalhado depois. Um bom planejamento leva em consideração o histórico de vendas da loja, a perspectiva do mercado consumidor no Estado e as tendências do que o público deseja comprar durante as férias de verão.
A partir desse planejamento, sua empresa pode definir o estoque necessário para abastecer o consumo, verificar a necessidade de contratar mais vendedores para dar conta do movimento de final de ano e, principalmente, estabelecer metas de vendas que motivem e guiem a equipe.
3. Prepare a loja
Para Marco Cassel, palestrante e consultor, montar uma vitrine com produtos encalhados é um erro. Não só isso tem pouco impacto positivo sobre as vendas como pode interferir na motivação dos consumidores de entrar na loja.
O ponto de venda deve estar organizado, limpo e bem abastecido sem parecer atulhado. Já a vitrine precisa trazer novidades que realmente despertem a curiosidade do público. Portanto, uma forma de vender mais aqueles produtos excedentes é fazer promoções ou kits que os incluam na compra de lançamentos.
Leia também: Como vender mais no PDV: 12 estratégias de sucesso
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4. Prepare a equipe
Agora, de nada adianta ter uma loja arrumada e bons produtos em destaque se o atendimento deixa a desejar. O treinamento de vendas é essencial, tanto em termos de cordialidade e agilidade quanto em informação sobre os produtos e serviços oferecidos.
Outro aspecto a considerar nessa preparação é o atendimento à distância, por telefone ou on-line. Nas férias de verão, é natural que o público deixe para fazer compras depois dos passeios do dia e consulte a empresa fora do horário comercial. Se não houver ninguém para responder nessas horas, deixe ao menos uma mensagem automática esclarecendo as dúvidas mais comuns e retorne o contato o mais rápido possível.
5. Facilite o pagamento
Para vender mais nas férias do verão é preciso levar em conta que o consumidor já está em meio a uma época de gastos elevados. Falamos aí de Natal, virada de ano, viagens, IPTU, matrículas escolares e de muitas outras despesas. Por isso, pensar em facilidades de pagamento, como promoções ou pagamento só depois do Carnaval, pode ser a motivação que faltava para o seu cliente.
6. Faça um sorteio
Outra forma de atrair o interesse o público é propor um sorteio. O prêmio pode ser tanto seus produtos ou serviços quanto alguma outra vantagem que não seja própria da sua marca, mas que tenha a ver com o público-alvo.
Nesse quesito, é importante atentar-se ao fato de que sorteios comerciais, concursos culturais e afins precisam ser autorizados pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP), inclusive os das redes sociais.
7. Invista em fidelização
Vender mais não quer dizer apenas sempre conquistar novos clientes. Também é fidelizar os já conquistados e fazer com que eles retornem.
Nesse sentido, um programa de fidelidade ou um clube de vantagens são bons diferenciais para seu negócio. Ao agregar valor a cada compra e conferir a possibilidade de ganhos futuros, o consumidor têm mais motivos para continuar comprando da sua empresa o ano todo, não só nas férias de verão.
Leia também: Por que um clube de vantagens é vital para o marketing de empresas
8. Proponha uma parceria
Que tal fazer uma parceria com outra empresa que também esteja presente no universo de interesses do público-alvo? Essa pode ser, inclusive, uma ótima estratégia de co-marketing, em que os dois negócios beneficiam-se de criar argumentos de venda em conjunto.
Por exemplo, durante as férias de verão, em especial na segunda semana de janeiro, o interesse por academias, musculação e dança de salão atinge o maior patamar no ano, todos os anos, segundo as buscas no Google. Nesse contexto, negócios voltados a produtos naturais, esportivos ou de moda fitness podem oferecer pacotes exclusivos para aulas em academia, enquanto os clientes desta recebem descontos nas empresas parceiras.
Cada setor oferece inúmeras possibilidades de parceria, basta pensar o que mais interessaria ao seu público nesta época.
9. Divulgue para a base de clientes
Uma vez que você tenha definido horários diferenciados de atendimento, recebido novidades na loja, estabelecido facilidades de pagamento e até sorteios ou promoções especiais, divulgue essas informações para seus clientes. Nesse caso, o contato direto é a melhor alternativa, pelas redes sociais, WhatsApp e e-mail marketing.
Apenas tenha o cuidado de segmentar a comunicação para que ela seja relevante para o consumidor. Não é o caso de anunciar uma promoção de protetor solar para bebê para uma pessoa sem filhos e que nunca tenha comprado algo infantil na loja, por exemplo.
10. Alcance novos consumidores
Não deixe de aproveitar as férias de verão para conquistar novos clientes. As mídias essenciais, como televisão, revista, rádio e portais digitais, são capazes de ampliar sua mensagem e comunicar seus diferenciais a milhares de pessoas.
Veja neste guia básico como é fácil começar a anunciar do zero ou entre em contato com nossos consultores à sua disposição. A NSC tem toda a experiência necessária para ajudar sua empresa a vender mais em Santa Catarina.