Atrair clientes para a loja física sempre foi um objetivo importante do comércio, seja de rua, seja de centros comerciais. Então, em 2020, com as restrições impostas pela pandemia, o poder de compra fragilizado e a ascensão do e-commerce, a busca pelo consumidor intensificou-se.
Mas é importante destacar duas questões nesse contexto. Em primeiro lugar, a economia catarinense dá sinais de recuperação, motivando os comerciantes. Segundo, como comprovam diversos cases de sucesso com a NSC, uma estratégia de comunicação eficiente é sim capaz de resultados impressionantes ao atrair clientes ao PDV.
Quer saber como isso é possível? Veja os exemplos a seguir.
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Estratégias para atrair clientes na loja física
Aumentar a presença na televisão
Vamos começar pelo caminho mais tradicional: anúncios nas mídias essenciais, como televisão, rádio e impressos. E quando falamos nessas mídias, o alcance da televisão é imbatível, complementado pela confiança que a audiência tem nesse meio.
O que costuma afastar o anunciante da televisão, no entanto, é a percepção do preço. Muitas vezes, ele já sabe que vale a pena anunciar, só precisa descobrir que a TV pode ser mais acessível do que ele imagina.
Como isso é possível? Muito mais do que disponibilizar um espaço de mídia para o anunciante, a NSC ajuda a criar uma estratégia de comunicação para otimizar o investimento, seja ele de quanto for. Por meio de uma consultoria estratégica, busca o melhor custo-benefício para as marcas, inclusive para pequenos negócios com baixo orçamento que querem estar presentes na televisão.
Um exemplo de comércio local que precisava atrair clientes é a Mateus Casa de Carnes e Fiambreria. Depois de já anunciar na rádio, Leandro Mateus, proprietário do negócio, aproveitou as condições facilitadas da NSC para colocar a marca também na TV. E o público, segundo ele, respondeu muito positivamente a essa presença.
— A NSC é líder. Acredito que a visibilidade da NSC é muito maior. Os clientes batem foto do momento em que está passando na televisão e mandam para a gente. A marca está ficando sólida, ficando conhecida, está bem legal — comenta o proprietário.
Um case de sucesso ainda mais notável é o da Mil e Uma Sapatilhas. O desafio aqui não era somente atrair clientes na loja física, mas em um momento de inauguração de PDV. Entretanto, a empresária Sabrina Pama Castanho encontrou na NSC TV a resposta para o seu dilema.
— Estávamos inaugurando a nossa terceira loja, em Lages, e foi uma surpresa quando vimos quais eram as oportunidades da NSC TV — declara.
Para otimizar o investimento dos anunciantes, a NSC também busca as melhores oportunidades de inserção da marca para alcançar o público-alvo. Com a Mil e Uma Sapatilhas não foi diferente e o retorno surpreendeu, aumentando em 40% o fluxo de clientes com relação a inaugurações anteriores.
— A gente não esperava o resultado que teve. Tiveram momentos em que a gente olhou e disse “fecha a loja porque não cabe mais ninguém aqui dentro” — destaca a empresária.
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Conteúdo patrocinado
Para as empresas que desejam ir além de atrair clientes para a loja, é possível ter uma estratégia que também fortaleça a marca ou um novo posicionamento dela.
É o caso da Padaria Manchester. No auge das restrições de distanciamento social, o pequeno negócio precisou reinventar-se sob o posicionamento de “padaria na sua casa”. Para esse objetivo, é muito importante investir em frequência de veiculação e expandir a comunicação além dos anúncios, reforçando a mensagem na mente do público de diferentes formas.
Com isso em mente, a presença da Padaria Manchester apostou em anúncios na rádio, que permitem uma grande frequência de veiculação com um orçamento relativamente baixo. Apoiando essa mídia, a marca também investiu em conteúdo patrocinado nas redes sociais da Rádio Atlântida Joinville.
— A NSC nos deu a oportunidade em um momento de grandes incertezas, o início da pandemia. Ela apareceu dando suporte aos pequenos empresários em Joinville. Era um momento delicado, com o faturamento da empresa caindo em 60% e toda a equipe preocupada, dependendo de uma rápida recuperação para que todos pudessem ter um pouco de segurança em um momento tão difícil — conta Carlos Roberto Shigeoka, sócio-gestor da empresa.
Essa combinação do uso das redes da Atlântida para criar uma associação positiva para a marca junto à audiência e o reforço dos anúncios trouxe resultados muito positivos, segundo Shigeoka.
— Desde quando iniciamos o processo com a NSC, o número de seguidores no Instagram subiu 4,6 vezes. Minhas vendas através dos canais subiram na mesma proporção e meu ticket médio por venda quase que dobrou! — ele comemora.
Outro exemplo de quem conseguiu atrair clientes para a loja física vem da Restaura Jeans. Aqui, além do conteúdo patrocinado, a marca contou com o marketing de influência na estratégia de comunicação.
O desafio da empresa nesse caso era mostrar a localização do negócio para o público. Para superá-lo, a parceria com a NSC focou na produção de conteúdo em vídeo no Gshow SC, apresentando a Restaura Jeans e seus serviços ao público. A matéria foi apresentada então por uma das comunicadoras da NSC, trazendo ainda mais destaque para a informação. Além disso, peças de mídia display no portal traziam um público maior para o conteúdo.
— Pela primeira vez, no Gshow Santa Catarina, tivemos a possibilidade de mostrar para o público local todos os serviços da Restaura Jeans Florianópolis. Esta estratégia garantiu 50% de aumento do fluxo de pessoas na loja. A NSC Comunicação foi uma ótima parceira e ajudou a impulsionar o meu negócio — comenta Crystian Hiller, proprietário.
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