3 cases de sucesso de shopping centers para conhecer

20/10/2020

Vendas

3 cases de sucesso de shopping centers para conhecer

O setor de shopping centers foi um dos mais afetados no início da pandemia. Apesar de ainda operar com as vendas em baixa, ele agora dá mostras de recuperação. Depois de apresentar uma queda de até 90% em março, no fim de setembro esta foi reduzida para 26,5%.

Outro bom indício está na reocupação desses espaços. Entre abril e agosto, 11 mil lojas fecharam as portas em definitivo. No entanto, cerca de 6 mil pontos comerciais já foram reocupados, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Agora, isso não quer dizer necessariamente que estamos voltando a uma realidade pré-pandemia. O setor passa por uma transformação de longo prazo que não se restringe a este momento. Portanto, as estratégias precisam ser revistas, inclusive as de marketing.

Para mostrar os caminhos da comunicação desses empreendimentos e como a NSC pode ajudar, conheça três cases de sucesso de shopping centers.

A segurança do consumidor reflete nas vendas em shoppings

Em 2020, os shopping centers precisaram adaptar-se a diversas restrições e realizar uma série de mudanças rapidamente. Foram novos serviços, novos espaços, novos horários, novas medidas de segurança, novas formas de vender… Tudo isso gera dúvidas e receios no consumidor.

Informação é essencial para resolver isso. Mas não basta deixar essa informação escondida em um site, é preciso levá-la até o público.

Além disso, deve-se mostrar por que a experiência de compra no shopping é melhor que em outros lugares. É claro, desde que haja um investimento na experiência do cliente, oferecendo novas soluções para ele. Nesses últimos meses, muitos shopping centers perceberam a importância de ter um serviço de entrega, por exemplo. Outros implementaram até ações de drive-in.

Seja qual for a solução ou novidade implementada, a comunicação é necessária para levar a mensagem até aquele consumidor mais receoso e convencê-lo a retornar às compras.

Leia também: Lojas de shopping: como recuperar as vendas?

Informação é essencial para atrair o consumidor a shopping centers. (Foto via Freepik)

3 cases de sucesso de shopping centers com a NSC

Sendo a comunicação tão importante para atrair clientes, ainda mais neste momento sensível, como uma empresa de referência como a NSC pode ajudar? Descubra a seguir.

Floripa Shopping faz campanha durante a pandemia

Um exemplo de shopping center que buscou a credibilidade das mídias essenciais para informar o público vem do Floripa Shopping, na capital catarinense.

Diante da nova realidade imposta pela pandemia, o empreendimento respondeu às necessidades do consumidor e implementou novos serviços para melhor atendê-lo durante o distanciamento social. Delivery e drive-thru são exemplos das soluções criadas nesse período.

— Nos vimos na necessidade de encontrar formas para girar a economia. Nos reinventamos, junto com os lojistas — afirma Claudine Camargo C. Scheidt, gerente de marketing do Floripa Shopping.

O desafio era tornar essas soluções de conhecimento público e conquistar a confiança do consumidor para aproveitá-las. Aí a NSC desempenhou o papel fundamental de transmitir a mensagem do shopping com credibilidade.

— A NSC foi um importante canal para que a nossa mensagem chegasse de maneira clara, rápida e eficiente ao nosso público-alvo. Com isso, conseguimos compor um trabalho assertivo e de aproximação do shopping com o seu cliente — explica Scheidt.

A divulgação desse novo serviço de entrega também foi bastante útil em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados. Reforçando a campanha de vendas na ocasião, o Floripa Shopping também assinou o canal Amor Digital, com conteúdos patrocinados no NSC Total. Essa foi mais uma forma de entregar informação de valor para o público, auxiliando-o com dicas de comemoração para os apaixonados.

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Beiramar Shopping tem resultados rápidos

Voltando um pouco no tempo, podemos destacar o case de sucesso do Beiramar Shopping, também em Florianópolis.

Para a celebração de 25 anos do centro comercial, criou-se uma programação de eventos com o objetivo de atrair mais visitantes e aumentar as vendas. Mais uma vez, a NSC foi a parceira de comunicação escolhida para alcançar o objetivo de marketing.

— Nós desenhamos uma estratégia, com base em dados, pesquisas e informações, e, para essa estrutura de divulgação, a NSC foi fundamental por toda a audiência que tem e principalmente pela chancela Globo, que nos traz mais rápido o resultado que planejamos — afirma Carlos Pamplona Junior, gerente de marketing do Beiramar Shopping.

Além dos anúncios na televisão, também fizeram parte da estratégia de mídia a rádio e o jornal. Com essa campanha 360°, foi possível alcançar o público-alvo de todos os segmentos de lojas presentes no shopping, atraindo um público expressivo para os eventos.

A estratégia ainda trouxe resultados no médio prazo. Graças ao aumento da presença da marca no dia a dia do consumidor, em meios de comunicação de alto impacto junto à população, o Beiramar Shopping consagrou-se como uma das marcas mais lembradas pelo público, levando o prêmio Top of Mind na categoria.

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Shopping Mueller Joinville é um case de sucesso social

Uma das melhores formas de atrair a atenção e a confiança do público é manifestar o papel social da marca. Nesse sentido, um bom exemplo é o do Shopping Mueller Joinville, que realiza o projeto Trenzinho Solidário Mueller. A ação consiste em um passeio por pontos decorados da cidade na época natalina. Para aproveitar, é pedida uma contribuição simbólica aos passageiros, convertida em doação para instituições sociais.

No caso, a atuação da NSC é voltada à comercialização do projeto de forma estratégica, atraindo a atenção de empresas e parceiros que desejam associar suas marcas à causa por meio de patrocínio em marketing social.

Ao longo da parceria, que começou em 2013, o trabalho dos especialistas da NSC em estruturar o projeto e dar-lhe mais visibilidade resultou na arrecadação de mais de R$ 200 mil, revertidos às instituições joinvilenses.

Solução também para as vendas na internet

Além das soluções em mídia e estratégia de comunicação, a NSC oferece o NSC Shopping, um serviço de criação de marketplaces para centros comerciais de Santa Catarina. Com ele, é possível criar um ambiente de compras virtual para os lojistas e aumentar a presença do shopping na internet.

Cada shopping pode ter um endereço on-line próprio, com a identidade visual que o público já conhece. Dentro dele, é possível cadastrar até 100 lojas, administradas pelos lojistas que assim terão um canal virtual de vendas para oferecer aos clientes.

O melhor de tudo é que o custo de produção do NSC Shopping é bastante acessível e o site é entregue em apenas dez dias.

Quer ver mais detalhes dessa solução? Entre em contato com nossos consultores pelo WhatsApp (48) 99188-5651 ou pelo site.

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