De tradicional, o Dia dos Pais em 2020 só terá o fato de cair no segundo domingo de agosto. Todo o resto no próximo 9 de agosto pode ser impactado pelo cenário de Covid-19, desde a compra dos presentes até o almoço em família.
Quer saber como adaptar seu marketing e vendas para a data? Quer se preparar para vender mais? Então confira as dicas a seguir.
A compra do presente de Dia dos Pais 2020 será virtual
O distanciamento social, necessário ao combate do novo coronavírus, vem acelerar o processo de virtualização da jornada de compra no Dia dos Pais 2020.
Isso porque as vendas nessa data já aumentavam mais rapidamente no universo on-line. Em 2019, o faturamento do e-commerce no Dia dos Pais cresceu 20% com relação ao ano anterior, alcançando os R$ 2,5 milhões, segundo a Ebit | Nielsen. Em comparação, o crescimento geral na data ficou em 0,8%, de acordo com a Serasa Experian.
Com o fator pandemia, o consumidor deve preferir ainda mais o e-commerce para a compra do presente do Dia dos Pais 2020, como vimos ser regra geral desde março. Afinal, esse consumidor ainda não se sente plenamente seguro de frequentar lojas físicas ou até mesmo de ir visitar a família.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, realizada em meados de junho, 72% dos entrevistados concordavam que ainda era cedo para relaxar a quarentena e 48% discordavam de pessoas visitarem familiares neste momento. Entender essa preocupação é essencial para saber como adaptar seu negócio da forma mais eficiente.
Diante desse cenário, é de suma importância ter canais digitais de venda para alcançar o público-alvo. E caso sua empresa ainda não tenha um site para receber pedidos, ainda dá tempo de aproveitar a solução Site Express da NSC, mas é preciso tomar essa iniciativa agora.
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A composição do mix de ofertas é fundamental
Outra diferença para o Dia dos Pais do ano passado é o fato de que a seleção dos produtos ou serviços da empresa precisa ser muito mais contextualizada ao cenário atual. A velha cartilha de presentes pode não funcionar neste ano, considerando que o comportamento do consumidor mudou radicalmente por causa da pandemia.
Os últimos meses trouxeram novas necessidades e sua marca deve procurar formas de resolvê-las. Por exemplo, como pode ajudar o pai que está em home office com os filhos também em casa? Ou o pai que é de grupo de risco e não pode sair neste momento? Apresentar a marca como solução para desafios específicos é uma boa forma de conquistar o público nesta hora.
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Venda experiências como diferencial para o consumidor
Existe outra forma de se destacar no Dia dos Pais 2020. Trata-se de complementar produtos, mesmo aqueles presentes típicos da data, com alguma experiência a mais que os torne únicos.
Um exemplo disso vem da Decanter, empresa de venda de vinhos pela internet. Mais do que os vinhos, ela oferece um curso on-line com um sommelier que enriquece a experiência com os produtos. Ao comprar essa aula, tem-se acesso antecipado a brindes exclusivos e seleções de vinhos com desconto para que o consumidor possa aproveitá-los durante a lição.
Essa mesma estratégia pode ser adotada para cervejas, pratos refinados, trabalhos manuais, hobbies e diversas outras paixões que os pais tenham.
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Crie uma campanha de engajamento on-line
Já que sua empresa estará falando com um consumidor digital, vale investir em uma comunicação diferenciada na internet. Mais do que apresentar dicas de produtos ou serviços, o ideal é buscar o engajamento do público.
Isso pode ser feito por meio da criação de conteúdos interativos, como um teste de personalidade para descobrir o presente ideal para o Dia dos Pais, ou sorteios e concursos. Com uma landing page criada no Site Express, é possível coletar dados para esses sorteios e concursos e ainda conquistar muitos novos leads para as vendas.
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Aproveite as oportunidades para divulgar seu negócio
Este é um momento desafiador para os negócios, mas a NSC está do seu lado e oferece diversas soluções específicas para ajudar sua empresa a contornar as dificuldades deste período.
Além de ofertas incríveis para criar e divulgar sites e lojas virtuais, facilitamos a produção e veiculação de comerciais de TV em Santa Catarina, oferecemos descontos de até 77% para anunciar e conectamos seu negócio a uma grande audiência.
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