Pode marcar no calendário: a Black Friday 2021 acontecerá em 26 de novembro. Mas se a sua loja ainda não começou os preparativos para a data, deve começar agora mesmo.
De acordo com o estudo “Black Friday 2021”, do UOL, 92% dos brasileiros têm o hábito de pesquisar antes de comprar nesse evento do varejo. Para 57% deles, a antecedência pode chegar a dois meses, enquanto 21% começam a buscar um mês antes.
Além disso, a intenção de compra está elevada. Também como revela o UOL, 67% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday deste ano. Já segundo uma pesquisa do Méliuz, esse número é de 71%.
Para completar, uma projeção da Offerwise ao Facebook IQ estima um crescimento de 29% no número de pessoas comprando na Black Friday 2021, em relação ao ano passado. Então, a seguir, saiba mais sobre a data e como se preparar para as vendas.
Black Friday no Brasil e na região Sul
De acordo com o Méliuz, 60,9% dos consumidores entrevistados no País já compraram na Black Friday. Para isso, a internet é o meio favorito dos brasileiros: 56,7% pretendem fazer compras no varejo on-line na Black Friday 2021.
Em 2020, segundo dados da Ebit | Nielsen, as vendas on-line chegaram a R$ 4 bilhões na data. Isso representa um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.
Olhando agora para a região Sul, um levantamento da Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo revela que 55% dos consumidores sulistas compraram algo na Black Friday em 2020. Roupas (26%), perfumes e cosméticos (21%), calçados (18%), compras de mercado e supermercado (18%) e smartphones (18%) estiveram entre as categorias mais compradas.
Vale destacar o fato de que um em cada três compradores na região Sul gastou mais de R$ 1.000 na última Black Friday.
Para este ano, como indica o Méliuz, 24,5% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 1.000 e R$ 2.999 na data. Um número significativo de pessoas (21%) pretende consumir entre R$ 500 e R$ 999. Outros 10,3% devem gastar R$ 3.000 ou mais.
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3 dicas para vender mais na Black Friday
Ainda há muita margem para ajudar o consumidor na decisão de compra. De acordo com uma pesquisa do Grupo RBS, 48% dos consumidores ainda não decidiram o que comprar na Black Friday 2021.
A partir disso, veja três dicas para vender mais na Black Friday.
1) Capte leads para enviar ofertas personalizadas
A estratégia de vendas na Black Friday começa muito antes do fim de novembro. É preciso construir suas oportunidades até lá.
Nesse sentido, dados do Facebook mostram que 80% dos consumidores gostariam de receber ofertas personalizadas no período de promoção. Mas, para conseguir fazer isso, a loja deve ter uma conexão prévia com os potenciais clientes e saber os interesses deles.
Então, além das campanhas promocionais, até a Black Friday invista em captação de leads para direcionar melhor sua comunicação na data.
2) Crie um calendário de ofertas em Novembro
É impossível agradar a todos os consumidores ao mesmo tempo. Inclusive, cada pesquisa destaca um interesse diferente do consumidor para as compras de Black Friday 2021.
Por exemplo, o Méliuz indica a preferência por eletrodomésticos e eletroportáteis (49,6%), acessórios e calçados (31,7%), eletrônicos e informática (31,7%), smartphones (24,4%) e roupas (24,2%).
O UOL, por sua vez, destaca o interesse por smartphones (46%), eletrônicos (43%), eletrodomésticos (35%), informática (35%) e moda e acessórios (27%).
No meio disso tudo, ainda cresceu a intenção de compra por alimentação e viagens.
Por isso, é um pouco arriscado apostar suas fichas nas vendas apenas na data da Black Friday, quando o consumidor pode já ter destinado seu orçamento a outra compra. Ao diversificar as ofertas e distribuí-las em novembro, seu comércio pode atrair interesses igualmente diversos.
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3) Invista na divulgação de Black Friday na mídia
Diversos dados comprovam a importância desta dica. O Grupo RBS demonstra que 43,7% dos consumidores gostam de acompanhar anúncios em mídias como televisão, rádio ou jornais durante a escolha de marcas e produtos.
O estudo do UOL destaca ainda que 64% concordam, totalmente ou parcialmente, que têm costume de prestar mais atenção a anúncios referentes a Black Friday. Outros 46% declaram que a publicidade influencia a decisão de compra, em maior ou menor medida.
Mas isso não é uma exclusividade da Black Friday. Como já comentamos anteriormente, com base em uma pesquisa da MindMiners para a Globo, 63% dos brasileiros têm o hábito de pesquisar na internet sobre produtos vistos na televisão.
Então, para saber como as mídias da NSC podem ajudar a vender mais na Black Friday 2021, fale com nossos consultores pelo (48) 99157-1346 ou anuncie@nsc.com.br.