Black Friday: o que esperar das vendas em 2020?

16/10/2020

Vendas

Black Friday: o que esperar das vendas em 2020?

Faltando quase um mês para a Black Friday 2020, quais são as expectativas do comércio? O cenário indica que essa importante data comercial pode ser vista com esperança de vendas pelas marcas, em lugar da preocupação que houve em boa parte deste ano.

O varejo, especialmente o varejo em Santa Catarina, vem em um movimento de recuperação e até alta, mesmo com a pandemia. A seguir, reunimos alguns dados que demonstram esse crescimento e justificam o otimismo.

Então, já como contagem regressiva para a data, saiba mais sobre o que esperar das vendas na Black Friday e prepare seu negócio.

A importância da Black Friday 2020

Ano a ano, o faturamento da Black Friday vem em constante crescimento. Só no varejo on-line, saltou de R$ 0,87 bilhão em 2014 para R$ 3,2 bilhões em 2019, segundo Ebit|Nielsen.

Se a data é muito esperada pelo varejo, o consumidor a espera ainda mais. Também de acordo com Ebit|Nielsen, os gastos do brasileiro na Black Friday superam o gasto anual médio no e-commerce — são R$ 1126 na ocasião, contra R$ 1002 no ano todo.

No contexto econômico da pandemia, outros fatores contribuem para aumentar a importância da Black Friday no planejamento de compras dos brasileiros.

Em documento interno, a inteligência de mercado da Globo calcula o quarto trimestre de 2020 como o mais importante para o consumo no Brasil. A projeção é de que ele represente 29% das vendas no varejo restrito neste ano.

Por causa da pandemia, há um consumo represado para o segundo semestre de 2020, esperando justamente as oportunidades pelas quais a Black Friday é conhecida. Na região Sul, 64% dos consumidores adiaram as compras nos meses anteriores. Isso, somado ao momento consideravelmente bom do varejo em Santa Catarina, traz uma grande oportunidade para o comércio aproveitar no Estado.

Leia também: Black Friday 2020: Globo revela oportunidades para a data

As vendas no varejo devem ser agitadas pela Black Friday. (Foto via Freepik)

O varejo em Santa Catarina

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, ajuda-nos a entender melhor a posição de destaque da economia catarinense em relação ao panorama nacional.

De acordo com os últimos dados divulgados, referentes a agosto, Santa Catarina teve um crescimento de 10% no volume de vendas comparado ao mesmo mês de 2019. E enquanto a maioria dos estados vem amargando perdas no acumulado entre janeiro e agosto de 2020, o varejo catarinense cresceu 4,2%. No Brasil todo, a média desse índice ficou em -0,9%.

Outro sinal positivo vem das vendas no Dia das Crianças, que servem de termômetro comercial para as últimas datas comemorativas do ano. Em Santa Catarina, confirmou-se a perspectiva da Federação das CDLs de Santa Catarina: as vendas no varejo do Estado tiveram um aumento de 2,9% em relação a 2019.

Leia também: Economia catarinense volta a crescer na pandemia

Perspectivas de vendas na Black Friday

Mesmo com esses ventos soprando na direção de bons negócios, as marcas têm o desafio de convencer uma maioria de consumidores indecisos sobre comprar ou não na Black Friday 2020. Uma pesquisa da Globo mostra que eles formam 40% do público na região Sul, enquanto 35% já estão decididos a comprar e outros 25% não comprarão na data.

Entre os decididos, para 76% a Black Friday tem igual ou maior importância neste ano. Muito disso está relacionado ao adiamento das compras.

Então, o que o consumidor no Sul está esperando para comprar? Um em cada cinco aguarda promoções ou redução nos preços, ou seja, uma oportunidade como a Black Friday. Mas nada de tentar enganá-lo! Oito em cada dez consumidores vão considerar se realmente é uma promoção antes de decidir a compra.

Quase metade dos consumidores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (47%) também pretendem utilizar a data para antecipar as compras do fim do ano. Portanto, as marcas que focarem a estratégia de comunicação de massa apenas no Natal podem perder essa primeira leva de público.

Leia também: Como aumentar o interesse do público pelo seu produto?

NSC e Globo no funil de vendas

Você sabia que nove em cada dez pessoas com o perfil de comprador na Black Friday estão nas plataformas Globo? Isso é o que revelam dados do TGI Clickstream. E vale lembrar: a NSC TV é a afiliada Globo em Santa Catarina.

A televisão, além de proporcionar mais credibilidade para as ofertas anunciadas, é fundamental para aumentar o conhecimento do público sobre a marca e suas oportunidades. Para quem trabalha com o modelo de funil de vendas, podemos traduzir isso como uma ação otimizada de topo, ajudando a atingir o maior número de pessoas pelo menor custo possível.

No topo também podem ser usadas mídias em jornal e rádio na NSC para fortalecer a lembrança da marca com um ótimo custo-benefício do investimento.

A partir disso, no meio do funil, conteúdos patrocinados trazendo informações mais aprofundadas ao consumidor são úteis para auxiliá-lo na escolha.

Por fim, anúncios digitais no NSC Total, o portal de notícias com maior audiência em Santa Catarina, e dark posts nas redes da NSC auxiliam na conversão direta da campanha.

Para saber mais sobre o papel das mídias essenciais nas vendas da Black Friday, veja como otimizar seu funil de vendas com a NSC.

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