O que as dez marcas mais valiosas do mundo em 2023 têm em comum? Independentemente do setor de atuação, elas fazem um amplo uso da inteligência artificial (IA) nos processos internos ou até mesmo a oferecem como produtos e serviços para o público.
Vemos isso nos serviços de machine learning da Amazon, nas ferramentas do Google, como o novo Bard, e até mesmo nos filtros do TikTok criados com AI generativa. Mas não é somente nas grandes empresas que essa tecnologia está presente.
Uma das principais lições de 2023 é que as aplicações da inteligência artificial estão ao alcance de todos os negócios. Tanto que 73% dos entrevistados no Panorama de Marketing 2023, realizado por RD Station, Exact Sales, Lexos e Tallos, apostam na inteligência artificial para gerar mais produtividade como uma das maiores tendências do marketing.
Adiante, vamos analisar melhor o papel da IA nas vendas e como ela pode ajudar sua empresa. Acompanhe a explicação!
O uso da inteligência artificial nas vendas
É preciso desmistificar a aplicação da inteligência artificial nos negócios. Quando tratamos do tema, ainda persiste aquela imagem de laboratórios super-sofisticados de tecnologia e androides atuando junto a humanos.
Na verdade, a IA é algo muito mais corriqueiro. Ela está dentro das ferramentas que os profissionais usam todos os dias, mesmo sem notar a presença dela. Está presente também nas buscas on-line e nas consultas ao ChatGPT.
Por sinal, de acordo com o Panorama de Marketing 2023, 59% dos profissionais do setor já utilizam o ChatGPT no dia a dia.
Em uma pesquisa com 500 executivos de vendas nos Estados Unidos, a Salesloft descobriu que 95% deles têm algum recurso de IA nos negócios. Mais ainda, a Hubspot aponta que 69% dos profissionais de vendas esperam, já em 2024, que a maioria das ferramentas que utilizam terá funcionalidades integradas de inteligência artificial.
Hoje, o uso da IA nas vendas não é mais uma questão de quando ou se é possível. O que você precisa considerar é como integrá-la nas tarefas da rotina.
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Aplicações da inteligência artificial para vender mais
A quarta edição do relatório State of Sales, da Salesforce, mostra uma clara diferença entre os representantes de venda que têm melhor desempenho e os de resultados aquém. Os que vendem mais aproveitam melhor a inteligência artificial no trabalho.
Mas em que está presente a inteligência artificial nas vendas? Uma pesquisa da Hubspot com profissionais da área aponta as três principais aplicações da IA para eles:
- automatizar tarefas manuais: 35%;
- gerar insights baseados em dados: 34%;
- escrever mensagens para os prospects: 31%.
Vamos ver como são cada uma dessas funções.
Automatizar tarefas manuais
Também de acordo com a Hubspot, oito em cada dez profissionais de venda acreditam que a inteligência artificial pode ajudá-los a passar menos tempo com tarefas manuais. Essa, com certeza, é uma das principais vantagens da IA.
Em negócios sem a cultura da inovação implementada, os vendedores passam mais tempo em atividades secundárias ao contato direto com prospects. Isso inclui o levantamento de informações, preenchimento de cadastros, atualizações de dados, entre outras tarefas.
Segundo o relatório da Salesloft, 29% dos executivos entrevistados revelam que atividades administrativas e reuniões internas tomam a maior parte do tempo. Daí a importância de contar com a automação trazida pela inteligência artificial.
Gerar insights baseados em dados
A segunda principal função da inteligência artificial nas vendas é o que mostra, realmente, por que chamamos essa tecnologia de inteligente.
Automatizar tarefas é interessante pois libera os vendedores para focar em tarefas mais fundamentais para o negócio. Mas é a capacidade de processamento de dados que de fato agrega valor.
Mais ainda, a inteligência artificial pode assumir um papel orientador e preditivo. Ela não somente informa quais são os hábitos de um prospect ou cliente, a IA também sugere como realizar uma abordagem de venda mais eficiente com base nesses dados.
Escrever mensagens para os prospects
A McKinsey define 2023 como o ano em que a IA generativa tornou-se popular. Esse conceito refere-se à inteligência virtual capaz de criar novos conteúdos em textos, imagens estáticas, vídeos, sons e códigos de programação.
A popularização deve-se a ferramentas como o ChatGPT, que chegou a mais de 100 milhões de usuários em 2023. Além disso, ferramentas específicas para as vendas já incluem essa função. Com elas, por exemplo, é possível criar e-mails personalizados e persuasivos a partir de alguns comandos básicos.
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