A pandemia da Covid-19 pegou a todos nós de surpresa. Com as medidas de distanciamento social e quarentena sendo adotadas em praticamente todos os lugares do mundo, as pessoas pararam de sair às ruas e consumo foi freado – abrindo os nossos olhos para um possível colapso econômico em escala global.
O problema maior ocorreu dentro das empresas. Muitas estavam despreparadas para enfrentar esse cenário – algo que é totalmente compreensível, uma vez que ninguém projeta suas metas pensando em uma pandemia assolando subitamente o mercado em nível mundial.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 88% dos pequenos empresários do país alegam queda nos rendimentos em função da pandemia. Mas a verdade é que negócios de todos os portes sentiram – seja em maior ou menor grau – os impactos da crise.
Porém, nesta mesma pesquisa há um dado que chama atenção: as vendas online tiveram crescimento de 3,6% em uma semana.
Se há uma lição que fica, certamente, é: o poder de usarmos a tecnologia como uma aliada dos nossos negócios. Neste momento, muitas empresas descobriram no home office um meio de não paralisar operações. E nós nunca estivemos tão informados sobre as maravilhas que a tecnologia pode proporcionar ao nosso trabalho (à distância ou não).
Afinal, abraçar ainda mais a tecnologia foi a alternativa que muitas empresas encontram para não parar nossas operações e, sim, adaptá-las – com o objetivo de evitar um colapso muito maior. Mas, com toda essa contextualização, você deve estar se perguntando:
‘É possível colocar os vendedores em Home office?’
Sim, é possível. O inside sales é um formato de Vendas que engloba prospecção por telefone ou redes sociais e reuniões de Vendas por meio de calls na internet – sem que seja necessário marcar uma reunião presencial, ideal para os tempos de pandemia.
Este formato oferece muitos benefícios, uma vez que reduz o ciclo de vendas e enxuga os custos da operação.
Como manter os vendedores produtivos durante o Home office?
Antes de mais nada, se o home office não fazia parte da rua rotina, é natural que a produtividade caia um pouco no começo – em função das mudanças no formato de trabalho – para depois voltar a subir.
O ideal é manter um processo de monitoramento de resultados. Se você, antes da pandemia, não mantinha uma rotina de acompanhamento das métricas de desempenho, você precisa elaborá-lo agora. Só assim vai conseguir manter sua equipe ativa durante a quarentena.
Para isso, seguem algumas dicas:
- Defina processos. Seus vendedores devem saber com clareza o passo a passo de desempenharem a função deles. Você deve proporcionar a eles estrutura para realizarem o seu trabalho. Para isso, tenha clareza ao transmitir o passo a passo de uma venda durante o home office. Lembre-se de que o sucesso em vendas é PROCESSO.
- Defina metas. Se você não as tinha muito claras, esse é o momento de estabelecer definitivamente os objetivos da empresa e desdobrá-las em metas de cada membro da equipe comercial. Seja transparente com o que deseja alcançar e deixe claro para a sua equipe qual é o papel de cada um dentro desses objetivos.
- Adote uma rotina de reuniões diárias de acompanhamento em videoconferências. Há inúmeras ferramentas que estão sendo utilizadas pelas empresas para reuniões diárias de acompanhamento. Vale até WhatsApp.
- Tenha ferramentas de gerenciamento. As ferramentas de gestão de vendas são indispensáveis para você garantir a produtividade do seu time, pois aumentam a sua visão sobre as novas oportunidades abertas no pipeline, os novos contratos conquistados e muito mais.
Por que os vendedores se tornam improdutivos?
Há muitas razões pelas quais os vendedores podem ter queda de desempenho. no entanto, a falta de processo e de um método de vendas claro – por meio do qual fique delimitado o escopo de trabalho de cada pessoa envolvida no processo comercial – compõem a principal causa da falta de engajamento do vendedor com os resultados da empresa.
Essas falta de clareza sobre o que é necessário fazer invariavelmente resulta no colaborador barrando todo o seu potencial criativo e executor. Além disso, quando você tem uma força de trabalho – muitos vendedores – e eles não sabem muito bem o quê exatamente é a atribuição de cada um, há muito retrabalho e a rotina se torna muito cansativa e desmotiva.
Para evitar a falta de engajamento do time de Vendas durante o Home office, defina com clareza o que você espera de cada um deles. Apresente metas claras, mantenha o diálogo e faça acompanhamento do desempenho de cada um. Se quer saber mais sobre como uma ferramenta pode ajudar a manter a produtividade dos vendedores durante o home office, conheça a Exact Sales.
Este post foi escrito pela equipe da Exact Sales, a maior empresa de Sales Engagement da América Latina.