Diante da quantidade de informação existente hoje no mundo, a inteligência artificial (IA) é a solução para entendermos a realidade e otimizarmos a tomada de decisão nesse cenário complexo.
Para você ter uma ideia, na internet são criados 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias. Só o buscador do Google é responsável por 40.000 pesquisas on-line por segundo, gerando a mais vasta biblioteca de informações sobre o interesse humano jamais existente.
É aí que entra a inteligência artificial: organizando, analisando e aplicando quantidades gigantescas de dados para ajudar as empresas em seus negócios.
A tomada de decisão na era da inteligência artificial
No Brasil, diversos segmentos já estão aplicando soluções de IA, desde produtores de alimentos e montadoras de carros até serviços jurídicos e de contabilidade. Como veremos adiante no exemplo da Cosabella, setores de marketing e vendas no país também têm tudo para usar aplicações cada vez mais extensivas de inteligência artificial que otimizem a tomada de decisões.
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Lidando com incertezas
Qualquer cenário de marketing e vendas envolve mais variáveis que qualquer time pode calcular. Mas ainda é necessário fazer certas perspectivas com base nos dados disponíveis ao executar uma ação da marca, ou não há estratégia de vendas que se sustente. Isso, entretanto, pode levar a interpretações equivocadas.
Imagine que sua empresa atue em um segmento que use sempre o mês de agosto para lançar novos produtos, com algum sucesso para você e seus concorrentes. É tentador nesse cenário estabelecer uma relação reducionista de que o sucesso do lançamento está ligado ao mês, portanto os produtos devem ser lançados apenas em agosto.
O que a inteligência artificial fornece, com sua capacidade sobre-humana de processar dados logicamente, é descobrir os verdadeiros porquês de agosto ser tão bem-sucedido. E mais: o que torna uma campanha de lançamento mais eficaz que outra. Esse tipo de descoberta permite inclusive prever se há outros períodos do ano para lançar novos produtos com sucesso e que o segmento ainda não tenha testado.
Prevendo cenários
O comportamento do consumidor não é só racional ou emocional, é igualmente social, cultural, econômico e muito mais. É um desafio chegar a uma conclusão precisa de por que um cliente compra da sua empresa, quando ele compra e o quanto compra.
Mas com a inteligência artificial isso fica mais fácil de considerar. E não só retroativamente, com as informações passadas que são analisadas em massa, como também preventivamente, já que a IA entende esse padrão de compra e prevê as probabilidades para que ele se repita.
Quando aplicado a um software de customer relationship management (CRM), por exemplo, a IA torna mais efetiva a qualificação de leads e a tomada de decisão de realizar a abordagem comercial. Afinal, tem-se uma percepção melhor dos sinais que levam a uma negociação favorável. Ou pode ser aplicada para redução de churn (evasão de clientes) pelo mesmo princípio, já que é capaz de analisar comportamentos discretos que antecedem um abandono do consumidor, permitindo à empresa antecipar-se com medidas de retenção.
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Como a Cosabella usa inteligência artificial no marketing
A Cosabella é marca de moda italiana que ficou famosa nos últimos anos também pela forma como estrutura suas campanhas de marketing com base em inteligência virtual.
Por meio da IA Albert, diversas etapas da comunicação da grife são feitas automaticamente:
- Seleção de público-alvo;
- Definição de formatos das peças;
- Testes de veiculação de anúncios;
- Compra de mídia;
- Controle e remanejo de orçamento.
Isso permite à equipe de marketing da Cosabella focar todo seu esforço na parte criativa da comunicação, já que Albert cuida sem necessidade de interferência humana da otimização de redes sociais, buscas pagas e newsletters. Ele é capaz de realizar com incrível rapidez testes de eficiência de anúncios e ajustes no orçamento de veiculação, investindo mais nos mais eficientes.
Além de não necessitar de supervisão para administrar as campanhas e buscar automaticamente otimizações, ele fornece à equipe criativa orientações sobre o que funciona ou não nas peças: da duração dos vídeos à quantidade de palavras em um material. Com três meses de aplicação, essa inteligência artificial trouxe à marca um aumento de 336% no retorno sobre investimento em anúncios.
Saiba mais sobre tecnologia
As novas tecnologias de otimização de resultados estão no centro das discussões de marketing. Isso porque em um mercado cada vez mais competitivo a capacidade de se antecipar virou palavra de ordem para empresas focadas em desempenho.
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