Sua empresa está pronta para vender mais no Dia dos Pais? Neste ano, será comemorado em 11 de agosto e o público já está atrás de presentes, como indicam as pesquisas do Google.
Nos últimos 30 dias, as buscas por termos relacionados à data cresceram bastante:
- Presente dia dos pais +70%
- Promoção dia dos pais +300%
- Kit dia dos pais +1.050%
Logo aí já podemos perceber uma característica importante para este ano: mais que presentes, o consumidor está atrás de bons preços e praticidade. Esses serão diferenciais para conquistar um público que pretende gastar mais no Dia dos Pais em 2019.
O que esperar das vendas de Dia dos Pais em 2019
Em 2018, as vendas no Dia dos Pais cresceram 3,9%, segundo o Serasa, chegando ao melhor resultado desde 2013. No e-commerce, os motivos para comemorar foram ainda maiores: um levantamento de Ebit|Nielsen apontou um crescimento de 8% com relação ao ano anterior, representando um faturamento de R$ 2,1 bilhões só no comércio eletrônico.
Mas as lojas físicas desempenharão um papel fundamental nas vendas em 2019. A tendência é que on-line e off-line sejam complementares, com o consumidor iniciando suas pesquisas no ambiente virtual e comprando no PDV, e vice-versa.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra do Dia dos Pais, realizada pela Social Miner em parceria com Opinion Box e Send4, o consumidor prefere:
- Pesquisar e comprar em loja física (35,2%);
- Pesquisar em loja on-line e comprar em loja física (28,2%);
- Pesquisar e comprar em loja on-line (24,8%);
- Pesquisar em loja física e comprar em loja on-line (11,9%).
Duas considerações relevantes surgem daí: 63,4% das vendas serão concluídas no PDV, porém 64,9% delas passarão pela internet, de uma forma ou de outra. Portanto, quem não interligar a loja física e o e-commerce poderá perder muitas oportunidades nesta data.
Dica essencial #1: para turbinar as vendas na loja virtual este ano, aposte em preços atraentes, frete grátis e entrega rápida.
Leia também: Como vender mais no PDV: 12 estratégias de sucesso
O preço será o diferencial neste ano
Ainda segundo a mesma Pesquisa de Intenção de Compra, embora as vendas prometam ser maiores em 2019, as empresas precisarão dar um “empurrãozinho” motivacional para os consumidores. Eles querem dar presente, seja para o pai, seja para o sogro, marido, tio etc. Só não querem comprometer o orçamento com isso.
Como prova disso, tanto a fidelidade com a infidelidade dos clientes, com relação às lojas em que compraram no Dia dos Pais de 2018, está atrelada ao preço. Desses clientes, 37% pretendem comprar nas mesmas lojas por causa do preço (acima até do fator qualidade dos produtos, com 29%), enquanto 38,2% comprariam em outros estabelecimentos pela questão financeira.
A facilidade de pagamento entra nesse quesito. O cartão de crédito será a forma mais utilizada para pagar as compras, preferido por 51,6% dos consumidores, sendo que 65,6% pretendem parcelá-las.
Dica essencial #2: para atrair o consumidor é preciso deixar claro na comunicação o preço sedutor e a possibilidade de parcelamento.
Presentes mais procurados para o Dia dos Pais
Roupas e perfumes devem ser os produtos mais procurados pelos consumidores que responderam à pesquisa da Social Miner. Os seis itens com maior intenção de compra vêm na seguinte ordem:
- Roupas 44,8%
- Perfumes 32,9%
- Acessórios 30,1%
- Calçados 25,9%
- Smartphones 18,9%
- Livros 11,9%
Esses dados são corroborados com outra pesquisa, desta vez do Google, que faz a comparação interessante com o que os pais realmente gostariam de receber.
As intenções de compra não estão muito distantes dos desejos dos pais, mesmo assim sua empresa pode ajudar a melhorar a experiência de todos. Considerando que metade das vendas ocorrerão próximas da data, ou já na véspera, grande parcela dos consumidores chegará à loja física sem saber o que dar ou levará um desses itens já consagrados.
Aí entra a importância dos kits de presentes. Eles não somente agregam mais valor às suas ofertas, como ao mesclar diferentes produtos isso propicia uma maior satisfação aos presenteados e reduzem-se as chances de devolução.
Dica essencial #3: outros segmentos podem participar do Dia dos Pais enquanto experiência, a exemplo dos setores de comidas, bebidas, turismo etc. Esta é uma data para viver junto e sua marca pode estar presente de diversas formas, não só como presente direto.
Leia também: Manual de boas práticas para vender mais e melhor
Sem comunicação não há solução
A grande sacada de vender mais é que os resultados não dependem só da sua oferta, da preparação do PDV ou das conversões da loja virtual. Se a sua mensagem não está chegando ao público-alvo, seu faturamento não vai decolar.
Investir em comunicação e marcar presença on-line são fundamentais para qualquer negócio, ainda mais em datas comemorativas como o Dia dos Pais. Não é só você que quer vender mais, seu concorrente também está de olho nas mesmas oportunidades e talvez já tenha largado na sua frente.
Então, o que fazer?
Primeiro defina uma estratégia para o Dia dos Pais, não apenas comercial, mas de posicionamento da empresa. Isso se refletirá tanto nas vendas quanto na comunicação. Que tipo de pai seu negócio vai celebrar este ano?
Nesse sentido, é preciso quebrar estereótipos. Assim como há presentes que os pais desejem mais, há formas como eles esperam ser representados. A comunicação, portanto, não pode mais refletir apenas os padrões pai trabalhando fora, pai churrasqueiro e pai fanático por futebol.
Diversas campanhas recentes do Dia dos Pais mostram outros lados da figura paterna. O pai presente da Dove é um exemplo disso, assim como o da Reserva. Elas mostram como é possível dar alma a uma data comercial.
A partir desse posicionamento, selecione os produtos ou serviços que mais se encaixam com a sensação que sua marca quer transmitir e crie peças e conteúdos para a comunicação. Fale do papel do pai na família e na sociedade, mostre os diferentes tipos de pais que existem, dê dicas de presentes, enfim, crie uma atmosfera de celebração que envolva o público.
Vale destacar que, para muitos filhos, as mães ocupam a dupla função parental. No Brasil, 5,5 milhões de crianças só têm a mãe no registro de nascimento e ela merece parabéns nesta data. Então que tal diferenciar sua comunicação e propor presentes e homenagens para esse caso também?
Dica essencial #4: quem fugir do lugar-comum neste Dia dos Pais terá mais chances de conquistar o coração do consumidor. Afinal, em uma intensa disputa de preços, o que mais sua marca tem para oferecer?
Dicas para divulgar sua campanha
Com a campanha pronta, chegou o momento de divulgá-la.
Lembra-se de que comentamos que boa parte das vendas serão originadas on-line? Essa é uma boa hora para intensificar seu investimento em buscas pagas, aproveitando a maior procura por palavras-chave relacionadas ao Dia dos Pais, além de mídia display e programática.
Seus canais digitais, como e-mail marketing e, principalmente, as redes sociais, merecem igual atenção. Algumas dicas de conteúdos que você pode compartilhar são:
- Homenagens tanto gerais quanto para pais de colaboradores;
- Imagens e textos que reflitam o significado do Dia dos Pais para sua marca;
- Sugestões de presentes e kits para facilitar a escolha;
- Cupons de desconto para usar no e-commerce ou na loja física;
- Sorteios e concursos culturais para premiar os papais da sua audiência;
- Mensagens dos próprios clientes para seus pais (que tal pedir para compartilharem fotos e vídeos usando uma hashtag da sua marca?).
Agora, se você espera falar com o máximo possível de pessoas deverá considerar também as mídias essenciais na sua estratégia.
Anunciar na televisão, no jornal, na rádio e em grandes portais de notícia e entretenimento amplia imensamente a exposição da sua marca. E anunciar em veículos como os da NSC ainda trazem muitas outras vantagens:
- Segmentação do seus anúncios para públicos específicos;
- Audiência fiel em variados meios de comunicação;
- Presença há décadas no dia a dia dos catarinenses;
- Contato direto com a população do Estado;
- Confiança do nosso povo, que agrega valor à sua mensagem.
Dica especial #5: o tempo de campanha é curto e a concorrência é grande, então vale intensificar o investimento e distribuir a divulgação para chegar ao maior número possível de pessoas.
Como anunciar no Dia dos Pais
Dito isso, você deve ter compreendido que é importante anunciar, mas deve estar se perguntando as condições para fazer isso. E elas são mais fáceis do que imagina!
A NSC preparou um book de oportunidades para o Dia dos Pais, pensando no seu caso. Nele você descobrirá pacotes especiais para anunciantes que esperam vender mais nesta data, com ótima perspectiva de retorno sobre investimento e com opções que cabem no seu orçamento.
Quer aumentar seu faturamento? Então descubra como podemos ajudar com o book para vender mais no Dia dos Pais.