A menos de um mês da Copa do Mundo de 2022, com início marcado para o dia 20 de novembro, há uma forte expectativa de que o evento tenha um bom impacto para as vendas no comércio e no setor de serviços.
De acordo com a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Mundial deve movimentar R$ 1,48 bilhão. Isso representaria um aumento de 7,9% em relação à Copa de 2018. Só em Santa Catarina, esse valor seria de R$ 91,2 milhões.
Já um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é bem mais otimista. As entidades calculam que podem ser injetados R$ 20 bilhões com gastos relacionados à competição, envolvendo 60 milhões de consumidores.
Quer saber mais sobre os possíveis impactos do torneio nas vendas? Veja os destaques a seguir!
Copa faz os brasileiros ficarem de olho na TV
Segundo a Nielsen, o público brasileiro é o maior interessado por futebol no planeta. Não à toa, nove em cada dez pessoas no Brasil pretendem acompanhar os jogos, de acordo com a Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022.
Isso quer dizer que esses milhões de torcedores estarão de olho na televisão por causa das partidas, mas também nos televisores em promoção neste período para terem uma melhor experiência em casa.
Como destaca a CNC com base em informações do Google Trends, a um mês do Mundial o interesse por televisores aumenta nas buscas on-line. E é justamente nesse segmento de móveis e eletrodomésticos que os brasileiros devem gastar mais nas compras relacionadas à Copa de 2022.
O consumidor brasileiro deve gastar na Copa:
- R$ 535 milhões em móveis e eletrodomésticos;
- R$ 333 milhões em artigos de uso pessoal e eletroeletrônicos;
- R$ 318 milhões em vestuário e calçados;
- R$ 256 milhões em hiper e supermercados.
Entre agosto e setembro deste ano, a busca por smart TVs na internet já teve um crescimento de 6,7%, conforme a CNC aponta.
Já uma pesquisa do Mercado Pago indica que 47% dos entrevistados planejam comprar TV ou celular. Afinal, um evento da dimensão da Copa é acompanhado pela televisão e pela internet ao mesmo tempo.
Para completar, a consultoria GfK estima que serão vendidos 1,5 milhão de aparelhos de televisão no Brasil durante a Copa do Mundo de 2022 e a Black Friday.
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Alimentação movimenta vendas no comércio e serviços
Além da televisão e da internet, alimentos e bebidas devem acompanhar os torcedores brasileiros durante a transmissão dos jogos.
Um estudo da NielsenIQ traz alguns desses itens:
- Salgadinhos: 53%
- Cerveja: 44%
- Churrasco: 44%
Nesse caso, 56% dos consumidores afirmaram que farão compras apenas em lojas físicas. A programação da Copa em 2022, com muitos jogos ocorrendo cedo no dia, faz com que o torcedor precise se programar para assistir e compre antecipadamente. Mas também há espaço para os serviços de entrega na hora.
Para o público que pretende pedir alimentos e bebidas em casa, o uso exclusivo do Ifood tem a preferência de 42% das pessoas.
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Copa do Mundo e Black Friday juntas
A proximidade entre o início da Copa do Mundo de 2022 e a Black Friday, esta no dia 25 de novembro, exige atenção dos negócios. Segundo um levantamento da NielsenIQ, em parceria com a Toluna, 50% dos consumidores brasileiros pretendem adiantar as compras da Black Friday para aproveitar o Mundial.
Já explicamos aqui no blog a importância de antecipar a Black Friday 2022 no varejo e nos serviços para captar esse movimento do consumidor. Entretanto, é preciso ter certo cuidado com essa estratégia.
Um bom caminho para abranger o fluxo de consumo tanto da Copa quanto da Black Friday é criar um calendário específico de ofertas, conforme as demandas de cada momento. Como vimos, o primeiro impulso se dará na busca por produtos e serviços diretamente relacionados a acompanhar o Mundial. É nesse sentido que deve ser direcionado o esforço inicial de novembro.
Então, conforme a Black Friday for se aproximando, a prioridade passa a ser os itens próprios da data. Nesse caso, uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise traz diversos outros produtos que estão na lista de desejo dos brasileiros.
Itens mais buscados para a Black Friday 2022, além dos relacionados à Copa:
- Consoles e jogos: 86%
- Computadores, tablets e periféricos: 80%
- Cuidados com bebê: 75%
- Móveis: 74%
- Beleza, perfumaria e cuidados pessoais: 73%
- Artigos para animais de estimação: 73%
- Airfryer: 56%
- Fogão e cooktop: 44%
- Geladeira: 38%
Nem podemos nos esquecer de que roupas e acessórios costumam figurar nas compras de Black Friday.
Para saber mais como os negócios podem aproveitar a data, conheça o projeto Maratona Black Friday da NSC, que vai movimentar as vendas em Santa Catarina.