O mercado de franquias no Brasil já supera os resultados pré-pandemia e apresenta um cenário muito positivo de investimento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor no segundo trimestre de 2022 foi de R$ 48 bilhões, acima dos R$ 43,1 bilhões registrados no mesmo período de 2019.
O crescimento do modelo de franquia está relacionado às vantagens que oferece tanto para o franqueador quanto para o franqueado. Para o franqueador, é um caminho para expandir o negócio sem sobrecarregar a operação. Enquanto isso, para o franqueado, é uma oportunidade de investir em um empreendimento já testado, com uma estrutura de apoio e marca reconhecida.
Quer ficar por dentro do assunto e conhecer os modelos de franquia mais procurados no Brasil? Acompanhe a explicação!
Dados sobre o crescimento das franquias no Brasil
A Pesquisa de Desempenho da ABF revela que 2021 já foi um ano positivo para o modelo de franquias no País, embora em um patamar ligeiramente abaixo de 2019.
Entre 2020 e 2021, o faturamento do setor cresceu 10,7%, indo de R$ 167,2 bilhões para R$ 185 bilhões. O desempenho ficou próximo dos R$ 186,8 bilhões alcançados em 2019.
Por outro lado, se o faturamento apresentou essa pequena queda de 0,9% entre 2019 e 2021, a ABF destaca outros dados que refletem o crescimento do franchising no Brasil. O número de unidades franqueadas, por exemplo, passou de 160.958 para 170.999 entre um ano e outro.
Em 2022, o ritmo de recuperação continuou firme. O primeiro semestre do ano já teve um faturamento de R$ 91 bilhões para as franquias no Brasil, o que significa um aumento de 12,9% em relação ao mesmo período de 2021 e de 8,1% na comparação com 2019, no momento pré-pandemia.
A projeção da Associação Brasileira de Franchising para o fechamento deste ano é bastante favorável aos negócios:
- crescimento do faturamento em 12%;
- crescimento do número de redes em 5%;
- crescimento das operações em 7%;
- crescimento dos empregos no setor em 5%.
Sobre os empregos, a ABF ainda revela que cada franquia gera oito empregos diretos, em média. Essa é uma prova de que o modelo não somente é bom enquanto investimento, mas tem, além disso, um importante papel na economia.
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Modelo de franquias de alimentação destaca-se
Para quem procura investir em franquias, o portal Central do Franqueado indica quais foram os segmentos mais procurados no primeiro semestre de 2022. Os dados indicam uma grande concentração no ramo da alimentação, em meio a uma grande diversidade de opções para os empreendedores.
Segmentos mais buscados no modelo de franquias em 2022:
- Alimentação: 38,9%
- Saúde, beleza e bem-estar: 20,3%
- Serviços e outros negócios: 17,18%
- Limpeza e conservação: 6,26%
- Casa e construção: 3,09%
Outras opções incluem os segmentos de entretenimento e lazer, serviços educacionais, seguradoras, serviços automotivos, hotelaria e turismo, mercado pet, farmácias etc.
Entretanto, é importante ressaltar que tais segmentos menos procurados podem reservar ótimas oportunidades de faturamento. A ABF mostra, nesse sentido, que o ramo de hotelaria teve a maior alta de valor faturado nos 12 meses acumulados até agosto de 2022, com 22,4%. O segmento de casa e construção cresceu 10,5%. Já os serviços alimentícios aumentaram em 9,6%.
Acima do ramo escolhido, o Sebrae orienta os empreendedores a levar três fatores em consideração ao procurar uma franquia para investir.
- Estudar o franqueador: saber como é o modelo da franquia, garantias, vantagens e desvantagens para fazer a escolha certa.
- Cuidado com os modismos: certas ideias de negócios podem ter um grande apelo presente, mas talvez não sejam resistentes no longo prazo. Ou a franqueadora pode não ter um planejamento consistente, perdendo força no mercado.
- Compreender a gestão da marca: a experiência do consumidor com uma unidade franqueada pode impactar toda a marca. É preciso entender quais são os critérios e padrões da franqueadora para proteger a imagem do negócio.
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Soluções para a divulgação de franquias
Se você deseja expandir seu negócio por meio da abertura de franquias, ou investir em uma rede do gênero, saiba que a NSC pode ajudar na sua comunicação. Com isso, é possível impulsionar os resultados das vendas.
No primeiro caso, vale citar o exemplo do El Patrón. A rede de gastronomia mexicana tem apostado no modelo de franquia e, para isso, decidiu investir na divulgação para tornar a marca mais conhecida. A presença na NSC então veio no momento certo para os planos de crescimento.
Outro case de sucesso nesse sentido é o do Chocolate Lugano. A franquia em Florianópolis recorreu à mídia na NSC TV para aumentar a visibilidade da marca localmente e transmitir a experiência de se estar na Serra Gaúcha, onde são produzidos os produtos.
— Somos espectadores da NSC TV, principalmente dos programas locais. Então, por meio da nossa assessora local de marketing, iniciamos as negociações. O que nos motivou foi saber que a NSC tem uma grande audiência e visibilidade — relata Virginia Hepp, sócia da loja Lugano na capital catarinense.
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