Dia das Crianças 2023: o que o comércio espera da data?

26/09/2023

Vendas

Dia das Crianças 2023: o que o comércio espera da data?

O Dia das Crianças 2023 vem se aproximando com sinais favoráveis da economia. Nesse sentido, os dados mostram que o consumidor catarinense está mais otimista para uma das principais datas comerciais do ano.

Uma pesquisa da Globo por meio da plataforma PiniOn também mostra que a intenção de comemorar o Dia das Crianças cresceu em 2023. No ano anterior, 82% dos brasileiros presentearam alguém no dia 12 de outubro. Neste ano, 89% afirmam que darão presentes. Inclusive, 73% pretendem presentear até três pessoas.

Mas quais são os presentes mais procurados e quanto o consumidor pretende gastar com essa data? O Negócios SC traz agora informações que podem ajudar sua empresa. Acompanhe!

Indicadores econômicos para o Dia das Crianças 2023

Para prever os resultados do Dia das Crianças 2023, um bom caminho é olhar para o desempenho do comércio e a situação econômica das famílias nesses meses que antecedem o 12 de outubro.

A esse respeito, a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, revela que o varejo restrito catarinense acumula uma alta de 2,6% em volume de vendas no período entre janeiro e julho deste ano. Isso em comparação com o mesmo período de 2022. Já no índice de receita nominal, o crescimento é de 4,2%.

O desempenho deve ser ampliado com os indicadores positivos da situação econômica das famílias no Estado. Em agosto, a Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) continuou em trajetória ascendente, segundo a Fecomércio SC, e os 105 pontos registrados mantiveram-se na região de otimismo.

Além disso, no mesmo mês, os índices de endividamento e de inadimplência em Santa Catarina recuaram. Ainda de acordo com a Fecomércio SC, o endividamento caiu 2,9% entre os consumidores catarinenses, após cinco meses seguidos de crescimento. Também em agosto, o percentual de famílias inadimplentes recuou 6,6%.

Os ventos favoráveis para o comércio fazem-se notar especialmente nas datas comerciais, como foi o último Dia do Cliente. Como apontam os dados da Rede, empresa do Itaú Unibanco, o faturamento do comércio brasileiro cresceu 32% no 15 de setembro deste ano, em relação a 2022.

Tudo isso contribui para uma expectativa positiva para o Dia das Crianças 2023. A seguir, então podemos analisar em mais detalhes como deve ser a procura de presentes para a data.

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Mais brasileiros pretendem dar presentes de Dia das Crianças em 2023. (Foto via Freepik)

Brinquedos educativos, vestuário e calçados em alta para o Dia das Crianças

Como comentamos, 89% dos entrevistados pela Globo pretendem presentear no próximo 12 de outubro. Entretanto, uma curiosidade deste ano é que filhos já não são o principal grupo que receberá presentes. Agora são os sobrinhos que aparecem no topo.

Quem receberá presentes neste Dia das Crianças?

Outra diferença em relação ao Dia das Crianças passado está na escolha do presente. Itens de vestuário, calçados e brinquedos educativos cresceram em importância neste ano, enquanto a maioria dos produtos habituais mantiveram-se constantes. Eletrônicos como smartphones (12%) e jogos para videogame (17%), por exemplo, sequer apresentaram alteração.

Presentes que ganharam prioridade em 2023:

De acordo com a pesquisa, 43% dos interessados ainda irão às compras nas duas semanas que antecedem o Dia das Crianças 2023. Mas quanto eles pretendem gastar? É isso que analisaremos adiante.

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Gastos com o presente de Dia das Crianças 2023

Naturalmente, o gasto com o presente de Dia das Crianças dependerá da intenção de compra para o 12 de outubro. A maior constante é que 81% dos consumidores pretendem fazer a pesquisa de preços antes.

Nesse sentido, fica evidente como o brasileiro abraçou a jornada de compra omnichannel. Entre os respondentes da pesquisa, 44% pesquisarão preços em marketplaces, 44% em lojas de brinquedos, 43% em sites de buscas, 37% em sites de comparação de preços, 31% em lojas de roupas, entre outros canais. Ou seja, há uma mescla muito nítida de procura de on-line e off-line.

Os orçamentos maiores, acima de R$ 1 mil, estão reservados sobretudo para computadores, smartphones e aparelhos de videogame. Na outra ponta, quem pretende gastar até R$ 50 busca principalmente por bolas, doces, livros, gibis e revistas.

Principal intenção de compra em cada faixa de gasto:

Na comparação com 2022, 59% dos interessados pretendem manter os gastos, enquanto 32% devem aumentar e apenas 9% vão reduzir. Isso quer dizer que o comércio pode esperar o crescimento das vendas no Dia das Crianças 2023.

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