Datas comemorativas são sempre uma chance de vender mais e movimentar o seu comércio. O Dia das Mães deste ano, por exemplo, registrou um aumento nas vendas de 1,7% em comparação ao ano passado, de acordo com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em agosto, o Dia dos Pais também teve um melhor desempenho em relação ao ano anterior: 0,8% de crescimento nas vendas, conforme mostram os números do Serasa Experian.
Para o Dia das Crianças, o crescimento nas vendas também é esperado. Os números de 2018, obtidos pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao crédito) mostraram um crescimento de 2,2% em comparação a 2017. A expectativa é que o comércio, mais uma vez, fique aquecido com a data.
Se há muita procura por presentes nestas datas, também aumenta a oferta! Investir em divulgação para o Dia das Crianças é imprescindível para quem quer aumentar o faturamento. Hoje, você vai descobrir como fomentar esse crescimento com estratégias que chegam aonde você quer: no seu público-alvo. Confira!
Dicas para quem quer anunciar e se destacar neste Dia das Crianças
Sua empresa investiu pesado em inbound marketing e agora você tem à disposição uma enorme lista de leads prontos para serem contactados. Fique tranquilo, isso não é um problema! Muito pelo contrário: reativar esses leads pode render ótimos negócios. O problema começa quando se deixa a estratégia de comunicação atrelada apenas a esse recurso, o que faz com que a empresa se coloque apenas entre aqueles que já a conhecem.
Datas comemorativas são ótimas oportunidades para se colocar ombro a ombro com a concorrência e se fazer presente entre as opções do consumidor. A dica é sair na frente e ser o responsável por fazer o consumidor lembrar que, em pouco tempo, o Dia das Crianças está aí! Conheça agora 3 dicas que vão ajudar o seu negócio.
1. Lembre-se de quem, realmente, é o seu público
O Dia é das Crianças, mas quem vê valor são os pais! Ao elaborar o seu planejamento de marketing para data não esqueça de levar isso em consideração. Você precisa falar com o decisor da compra, não com quem irá usufruir do seu produto ― até porque a publicidade infantil é um assunto bastante delicado e tudo que for voltado para este público merece atenção redobrada.
Portanto, ao definir o público da sua campanha leve em consideração os canais e mídias mais frequentes para os pais, não para as crianças.
2. Use suas redes sociais
Elas são um canal de comunicação sensacional e fazem a sua marca ter presença constante na vida do consumidor. Nas datas comemorativas, uma maneira de aumentar a visibilidade da sua marca é através da realização de sorteios especiais. Eles movimentam as páginas e conseguem registrar um bom aumento no número de seguidores (especialmente se marcar amigos na publicação for uma das regras do sorteio).
Aproveite o boom nas suas páginas, resultante do sorteio, para mostrar seu preço, variedade de produtos e, claro, bom preço. Condições de parcelamento também são bons atrativos para serem explorados.
Existem também outras redes sociais que merecem atenção, além do Facebook e Instagram, e saber explorá-las pode fazer muita diferença nos seus resultados.
É importante ter em mente que, embora necessárias, sozinhas as redes sociais podem não gerar impacto suficiente. O alcance orgânico das páginas está cada vez mais comprometido por conta dos algoritmos e você corre o risco de conversar apenas com quem já o conhece, exatamente como falamos acima sobre os leads.
3. Explore as mídias essenciais
As chamadas mídias essenciais não têm esse nome por acaso: rádio, TV e jornal continuam mais presentes que nunca na vida do consumidor. Para se ter uma ideia, a rádio ainda é ouvida durante 4h40 por dia por 89% dos brasileiros, segundo pesquisa de 2018 da Kantar IBOPE Media; a TV passa mais tempo ligada que há dez anos, sendo o tempo médio de consumo de 9h17, ainda de acordo com a Kantar IBOPE Media, e o jornal é campeão de atenção exclusiva, onde apenas 10% dividem a leitura do jornal com aquela olhadinha no smartphone.
Anunciar nesses meios já não é exclusividade de quem tem um grande orçamento de marketing, já sendo possível para pequenos comerciantes terem anúncios nas mídias essenciais com investimentos a partir de R$5 mil reais. Para quem quer sair na frente neste Dia das Crianças, a criação de uma estratégia 360º pode ser o divisor de águas no faturamento.
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A NSC ajuda você a vender mais neste Dia das Crianças
A NSC Comunicação disponibilizou um simulador de campanhas que vai ajudar você a entender onde é possível alocar seus investimentos. Nele, você seleciona o público que quer atingir, seu objetivo de marketing e, claro, qual o orçamento disponível para a campanha. Após essas definições, o simulador faz o resto! Ele mostra em quais veículos é possível anunciar e quantas pessoas serão impactadas com seus anúncios.
Aproveite esta data cheia de possibilidades para quem quer vender mais e trace suas estratégias de marketing o quanto antes. Lembre-se de que você sempre pode contar com a NSC Comunicação para alavancar as suas vendas! Para este Dia das Crianças, elaboramos um book com oportunidades especiais para você ter uma campanha de sucesso em toda Santa Catarina.