O calendário brasileiro tem diversas datas especiais. No entanto, uma delas se destaca no quesito importância: o Dia das Mães, que aparece à frente de outros eventos como a Páscoa e o Natal.
Segundo uma pesquisa da Globo, 73% das pessoas no País concordam que o Dia das Mães sempre será uma data importante. Isso vale tanto para o momento familiar que a data propicia quanto para o movimento nas vendas do comércio nessa época do ano. Só no e-commerce do Brasil, o evento representa até 59,3% do faturamento de maio, em média, de acordo com os números de SmartHint e Confi.Neotrust.
O Dia das Mães 2023 será celebrado em 14 de maio. Então, conheça mais dados sobre a data para saber como se preparar.
O impacto do Dia das Mães nas vendas do comércio e dos serviços
Como destaca a pesquisa da Globo, em 2023 os brasileiros estão mais animados para comemorar a data e para presentear nela. Em 2022, 76% revelam ter festejado o Dia das Mães. Agora, 81% pretendem fazer alguma celebração a respeito.
Também aumentou a intenção de dar presentes: dos 61% que presentearam no ano anterior, no Dia das Mães 2023 esse percentual deve chegar a 72% do público.
Esse é um bom indicativo de que as vendas no comércio podem crescer ainda mais neste ano. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, a campanha de Dia das Mães movimentou cerca de R$ 28,2 bilhões no varejo físico do País em 2022. Isso representou uma alta de 6,9% em relação ao resultado de 2021.
Somente nos shopping centers, as vendas tiveram um crescimento de 28,6% entre um ano e outro, alcançando a marca de R$ 5,3 bilhões.
Ao lado desses sinais positivos para o comércio, não podemos nos esquecer de que o Dia das Mães 2023 deve movimentar o setor de serviços. A pesquisa da Globo ainda aponta que a intenção de comemorar a data indo a um restaurante cresceu sete pontos percentuais neste ano, indo de 9% para 16%, e os planos de passeios fora de casa cresceram cinco pontos percentuais, de 8% para 13%.
Ou seja, as comemorações têm tudo para impulsionar as mais diferentes categorias e há oportunidades de venda para todo tipo de negócio.
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Fazendo o presente de Dia das Mães caber no orçamento
Para vender mais no Dia das Mães, as lojas precisam ir além de uma vitrine bonita. É preciso ter os produtos certos e uma boa comunicação sobre eles para encaixar o presente no orçamento do consumidor. Isso porque o preço é o principal fator de decisão na hora de escolher onde comprar.
Um fato interessante sobre o Dia das Mães ajuda a explicar essa importância do preço. Segundo a Globo, quase metade (45%) dos interessados em dar presentes na data vão entregá-los a mais de uma pessoa.
A própria mãe ou pessoa que criou, é claro, tem ampla preferência. Mas parceiras, sogras, avós, tias, amigas e outras mulheres também costumam estar na lista de presentes do Dia das Mães.
Isso cria uma discrepância entre o que os consumidores pretendem presentear e o que as mulheres de fato gostariam de ganhar, especialmente em relação aos itens de maior valor. Por exemplo, viagem é o segundo item mais desejado por elas, com 17%, porém somente 4% do público tem a intenção de ir atrás disso.
Com os smartphones acontece algo parecido: 12% delas os desejam, mas só 6% do público pretende comprá-los.
Itens mais desejados para presente de Dia das Mães:
- Perfumes: 18%
- Viagem: 17%
- Roupas: 16%
- Smartphone: 12%
- Bolsas e calçados: 10%
Intenção de compra para o 14 de maio:
- Roupas: 28%
- Perfumes: 27%
- Chocolates/doces: 20%
- Flores: 17%
- Bolsas e calçados: 15%
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Como divulgar a marca no Dia das Mães 2023?
A partir desses dados da pesquisa, podemos tirar alguns insights para a campanha de Dia das Mães. Preço, opções para diferentes orçamentos e condições de pagamento devem ter destaque para atrair esse público.
Outro fator importante para usar na comunicação é a facilidade de troca, quando aplicável. Já que muitos consumidores não darão o presente ideal, e sim o possível, ter a possibilidade de trocar o item traz mais segurança para a compra. Inclusive, 53% das pessoas preferem comprar o presente de Dia das Mães em lojas físicas sobretudo pela maior facilidade de troca.
Então, quais são os melhores canais para divulgar a marca no Dia das Mães 2023? Os dados da Globo também permitem responder isso.
Entre os canais favoritos pelo consumidor para receber comunicações antes da compra, estão os anúncios na televisão, os anúncios nas redes sociais e os banners em sites. E sabe onde você pode fazer campanhas integradas nessas três mídias, impactando o público certo para seu negócio em Santa Catarina? Na NSC.
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