Apesar do crescimento de 20% nas buscas on-line entre 2018 e 2019, o Dia do Consumidor ainda é relativamente desconhecido pelos brasileiros. Segundo um levantamento do Google, em 2018 apenas 30% das pessoas no País o conheciam.
Há uma razão para isso. No Brasil, a data é recente no calendário comercial. E mesmo essa abordagem — exclusivamente de vendas — é diferente do Dia do Consumidor já estabelecido internacionalmente.
Conheça mais sobre esse dia e o que sua marca pode fazer para conquistar os consumidores.
Origem do Dia do Consumidor
A história do Dia do Consumidor começou em 1962, graças a um discurso do então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Na ocasião, em um 15 de março, ele defendeu quatro direitos fundamentais dos consumidores:
- Direito à informação
- Direito à escolha
- Direito à segurança
- Direito a ser ouvido
O movimento em prol da defesa do consumidor ganhou força nos EUA e teve a primeira celebração em 1983. A data é oficialmente conhecida como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor — note-se aí um enfoque bastante diferente do que é a Black Friday, por exemplo.
Enquanto isso, no Brasil, embora o Código de Defesa do Consumidor já existisse desde 1990, a data só foi trabalhada em grande escala a partir de 2014. A iniciativa foi da empresa Buscapé, de comércio virtual. No e-commerce brasileiro, a celebração ocorre na quarta-feira da semana em que cai o 15 de março, sendo considerado um melhor dia para impulsionar as vendas no comércio.
Vale destacar que no Brasil também existe o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro.
No País, o apelo comercial acabou suplantando a origem do Dia do Consumidor, mas isso representa uma possibilidade de diferenciação da sua marca nesse dia. Confira.
Leia também: Marketing de diferenciação: como destacar sua empresa?
Como diferenciar sua marca no Dia do Consumidor
A relação com o público vai muito além das vendas. Como já vimos ao abordar a questão da lealdade à marca, 76% dos consumidores brasileiros pararam de fazer negócios com determinada empresa devido a uma má experiência com atendimento ao consumidor, segundo um estudo da Microsoft. Para se diferenciar é preciso levantar a bandeira do consumidor, especialmente no dia dele.
Nesse sentido, uma pesquisa do Google mostra a percepção dos direitos do consumidor por eles próprios. São considerados como direitos mais importantes:
- Atendimento atencioso: 22%
- Promoções e propagandas honestas: 21%
- Produto entregue no prazo: 14%
- Trocar produtos defeituosos: 14%
- Estorno de compras canceladas: 14%
- Estorno de cobrança indevida: 12%
- Outros: 3%
Por outro lado, são considerados como direitos menos respeitados*:
- Promoções e propagandas honestas: 21%
- Trocar produtos defeituosos: 18%
- Atendimento atencioso: 17%
- Produto entregue no prazo: 15%
- Estorno de cobrança indevida: 13%
- Estorno de compras canceladas: 12%
- Outros: 3%
Ou seja, não dá para falar em Dia do Consumidor sem respeitar os desejos e direitos dele. É preciso ter transparência na comunicação, prestar um bom atendimento on-line e off-line, entregar produtos no prazo estabelecido e corrigir problemas com facilidade para os clientes.
É claro, descontos e promoções continuam sendo bons apelos para impulsionar as vendas na data, mas o público também busca por outros benefícios. Ainda segundo o Google, ele quer:
- Frete grátis: 53%
- Condições de pagamento especiais: 15%
- Pontos extras em programas de facilidade: 12%
- Cashback (porcentagem da compra paga de volta): 7%
- Seguro ou garantia estendida gratuita: 7%
- Descontos em serviços de assinatura: 4%
- Outros: 2%
Uma solução possível, por exemplo, é trocar o desconto por frete grátis para conquistar o consumidor nesse dia.
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Fortaleça sua imagem
Considerando os anseios e as insatisfações do consumidor brasileiro, em vez de lançar uma campanha estritamente comercial nessa data, apresenta-se aí uma ótima oportunidade para fortalecer a imagem da marca com uma mensagem institucional.
Indo além do consumo, mostre o que sua empresa acredita e como cuida dos seus clientes. Mais que descontos, traga os diferenciais que tornam especial a relação com seu negócio. Que facilidades e serviços diferenciados oferece? Por que continuar comprando de você depois dessa experiência no Dia do Consumidor? Enquanto a maior parte do mercado estiver falando em preço, que outras vantagens tem para oferecer?
Vale lembrar uma pesquisa de NeoAssist e MindMiners que revelou o seguinte: 72% dos consumidores brasileiros pagariam a mais para ter um bom serviço. O preço, portanto, não é tudo e agregar outros atributos à sua reputação trará um maior retorno para o negócio no longo prazo.
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* A somatória não fecha 100% nos dados divulgados pelo Google.