O período entre o Dia das Mães e o Dia dos Namorados é quase tão importante para o comércio quanto o final de ano com Black Friday e Natal. Inclusive, em 2020, a Ebit | Nielsen revela que o e-commerce brasileiro vendeu mais nas duas primeiras datas (R$ 7,8 bilhões ao todo) que nas duas últimas (R$ 7,7 bilhões).
Agora em 2022, 72% dos entrevistados pela MindMiners para a Globo pretendem comemorar o Dia dos Namorados. O número é bastante superior aos 58% que celebraram o 12 de junho no ano anterior.
Para a maioria do público, esse é um bom momento para fortalecer o relacionamento. Isso também pode ser dito sobre o varejo, que vê na data uma ótima oportunidade para ficar mais perto do consumidor. Então, veja a seguir quais são as expectativas dos casais para o 12 de junho e o que eles pretendem presentear, como revelam os dados destacados pela Globo.
Como o brasileiro pretende comemorar o 12 de junho?
Uma certeza para o Dia dos Namorados em 2022 é que ele será comemorado à mesa, seja em casa, seja em um restaurante.
Entre os planos de quem pretende fazer algo especial na data, a preferência é por ir a um restaurante com seu par romântico. Afinal, para muitos casais este será o primeiro 12 de junho fora de casa depois de dois anos de pandemia. Enquanto em 2021 apenas 22% planejaram algo do gênero, em 2022 esse número saltou para 32%. E é ainda maior entre os consumidores da classe A, chegando aos 40%.
Um percentual de público também expressivo (31%) pretende fazer uma refeição especial em casa. No entanto, é um resultado inferior aos 39% de 2021, evidenciando essa troca do lar pelo restaurante em 2022. Um fenômeno parecido ocorre com o plano de pedir delivery no Dia dos Namorados, que caiu de 20% para 16% entre um ano e outro.
Para os que desejam preparar uma refeição em casa, supermercados e hipermercados são os locais preferidos na compra de ingredientes. Eles aparecem em destaque tanto entre as lojas físicas (63% da preferência) quanto no comércio on-line (23%).
Outro destaque na comemoração do Dia dos Namorados em 2022 deve ser o consumo de conteúdo a dois. Um quinto dos interessados (20%) deve assistir a algum serviço de streaming, como Globoplay ou Netflix, e 10% verão algo na televisão.
Já as viagens românticas estão nos planos de 10% de namorados e namoradas. O índice é quatro pontos percentuais acima do registrado em 2021.
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Lista de presentes para o Dia dos Namorados
Além do almoço ou jantar especial, apaixonados de todo o Brasil pretendem comprar presentes para marcar a data. Roupas, perfumes e doces/chocolates estão entre os itens mais procurados para este 12 de junho, com flores, calçados e acessórios vindo logo atrás.
Entre as mulheres, roupas são os produtos mais buscados na hora de presentear. Já os homens preferem presentear com chocolates e flores, segundo a pesquisa da MindMiners para a Globo.
Curiosamente, eles são mais empenhados no Dia dos Namorados que elas, pelo menos na compra do presente. Entre os consumidores que consideram esta uma das três datas de maior gasto no ano, 61% são do gênero masculino e 39% do feminino. O público entre 25 e 44 anos e das classes A e B também é especialmente comprometido com o 12 de junho.
Em alta
Alguns presentes estão mais procurados em 2022 do que em 2021:
- Roupas: 24% / 22% (+2 pontos percentuais)
- Doces/chocolates: 23% / 20% (+3 p.p.)
- Flores: 12% / 10% (+2 p.p.)
- Acessórios: 11% / 9% (+2 p.p.)
Em baixa
Outros itens caíram na preferência do público em relação a 2021:
- Perfumes: 24% / 33% (-9 p.p.)
- Calçados: 10% / 13% (-3 p.p.)
- Smartphones: 5% / 8% (-3 p.p.)
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Comece sua campanha de Dia dos Namorados antecipadamente
Se os homens têm maior intenção de gasto no Dia dos Namorados, as mulheres planejam a compra muito mais cedo. Enquanto 24% deles deixarão para comprar o presente na semana de 12 de junho, 25% delas pretendem adquirir o presente com cerca de um mês de antecedência.
No geral, 20% do público deve comprar com aproximadamente um mês de antecipação. Outros 39% pretendem fazer isso em torno de 15 dias antes — com isso temos 59% dos consumidores na data.
Portanto, é essencial para as marcas que queiram vender mais no Dia dos Namorados anteciparem suas campanhas. Nesse sentido, é preciso reconhecer que a publicidade é uma grande influenciadora da compra.
De acordo com as entrevistas da MindMiners, 23% do público revela ser influenciado pelos comerciais de TV ou anúncios feitos pelos apresentadores. A publicidade em sites e redes sociais também é apontada como influência por 19% dos consumidores.
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