Dia dos Pais 2022: ainda há tempo de vender mais na data

28/07/2022

Vendas

Dia dos Pais 2022: ainda há tempo de vender mais na data

O Dia dos Pais de 2022 será comemorado em 14 de agosto e, neste ano, 76% dos brasileiros pretendem festejar a data. O dado é de uma pesquisa da Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo, que também mostra um grande crescimento na intenção de presentear.

Em 2021, 58% do público no País tinha intenção de dar presentes no Dia dos Pais. Agora em 2022 esse número saltou para 88%, uma alta de 30 pontos percentuais.

A data, inclusive, vem ganhando importância ano a ano no calendário do varejo no Brasil. Pelo menos é o que aponta o Google Trends: a última celebração registrou o maior pico de buscas no Google dos últimos dez anos. 

Considerando ainda a relevância do Dia dos Pais para as vendas no comércio, veja mais dados que revelam a expectativa do consumidor brasileiro para a ocasião. Leia até o final e descubra como aproveitar para vender mais neste período.

Brasileiro deve manter ou aumentar os gastos no Dia dos Pais 2022

O último Dia dos Pais registrou crescimento nas vendas tanto no varejo físico quanto digital.

De acordo com a Serasa Experian, o comércio físico teve alta de 6,2% nas vendas em 2021 frente ao ano anterior. No entanto, esse aumento veio após uma queda de 10,6% em 2020.

Já no varejo on-line, como aponta a Neotrust, os números têm representado um crescimento contínuo das vendas. De 2019 para 2020 o aumento foi de 95,4% no e-commerce, e de 2020 para 2021 cresceu mais 16%, chegando à marca de R$ 6,2 bilhões.

Isso nos leva à expectativa para o movimento no comércio em 2022. Além do maior número de interessados em comprar presentes para a data neste ano, a maioria dos brasileiros deve manter ou até mesmo aumentar o valor gasto nas compras.

Segundo a Behup:

Em valores concretos, estamos falando de um ticket médio de R$ 449, como foi nas vendas do e-commerce no último Dia dos Pais.

Um fato digno de nota nesse aspecto é que os homens gastam mais com presentes de Dia dos Pais: o ticket médio deles atingiu o valor de R$ 532 em 2021. Entretanto, as mulheres são o maior público da ocasião, sendo responsáveis por 51% do faturamento da data no último ano.

Essa diferença entre os gêneros aparece também no perfil dos consumidores que consideram o Dia dos Pais como uma das três datas de maior gasto no ano, conforme indica a Kantar IBOPE Media.

O público mais ligado no Dia dos Pais:

Ainda vale destacar que 28% dos interessados, ao escolher o presente, vão considerar os produtos que aparecem em comerciais de TV e 20% darão atenção à publicidade de sites e redes sociais.

Leia também: Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV? 

Três em cada quatro brasileiros devem celebrar o Dia dos Pais 2022. (Foto via Freepik)

Presentes mais procurados para o Dia dos Pais

A pesquisa divulgada pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo mostra que duas categorias subiram mais que as outras na intenção de compra deste ano. Refeições especiais e produtos de cuidados pessoais cresceram quatro pontos percentuais na procura em relação a 2021.

O interesse por voltar a se reunir no Dia dos Pais, celebrando o evento com um almoço ou jantar especial, representa o cenário no Brasil após a vacinação contra a Covid-19. Os brasileiros se sentem seguros novamente para comemorar esses momentos juntos.

Já a busca por produtos de cuidados pessoais está em linha com a transformação no mercado de beleza, que passou a abranger melhor a vaidade e a preocupação com a saúde masculina.

Intenção de compra para o Dia dos Pais 2022:

Mas não serão apenas os respectivos pais que ganharão presentes. Parceiros, sogros e avôs são outros grupos que fazem parte da comemoração. Então, é importante para o comércio diversificar o mix de produtos nessa data para alcançar os diferentes perfis relacionados a ela.

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Ainda dá tempo de anunciar e vender mais

Outra informação interessante sobre o Dia dos Pais em 2022 é que 34% do público deixará para comprar o presente há cerca de 15 dias do evento. Um grupo ainda maior, de 36%, comprará na própria semana da data.

Isso quer dizer que ainda há tempo de anunciar as promoções do seu comércio e atrair o público para aumentar as vendas. Inclusive, baixando a pesquisa completa, você percebe que os veículos da NSC em Santa Catarina têm grande afinidade com o consumidor interessado no Dia dos Pais.

Ou use o Simulador de Campanha para descobrir quais veículos podem se encaixar perfeitamente com sua estratégia de comunicação. Aproveite essa ferramenta gratuita e venda mais!

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