Neste artigo vamos explicar por que investir no reconhecimento da marca traz maior retorno para a empresa no longo prazo.
Por sinal, como você costuma medir o resultado de sua estratégia de marketing? Que métricas de sucesso são priorizadas na hora de definir o investimento na comunicação do negócio?
Devido à pressão por retornos rápidos e resultados facilmente tangíveis, muitos profissionais acabam priorizando as métricas de fundo de funil. Ou seja, aquelas relacionadas às vendas imediatas.
Mas podemos mostrar com dados que investir no reconhecimento da marca é igualmente importante para quem deseja vender mais. Além disso, a ausência de reconhecimento da marca pode até mesmo dificultar a conquista de novos clientes.
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Reconhecimento da marca vira prioridade no marketing
É claro, atrair novos clientes e aumentar as vendas são dois ótimos objetivos. Mas ambas são metas de curto prazo, que representam apenas uma pequena parte da relação da marca com o público.
Cada vez mais, profissionais de marketing e líderes empresariais percebem a importância de investir também no longo prazo. Diante disso, a construção e o reconhecimento da marca viraram prioridade de muitos negócios.
Por exemplo, de acordo com o Relatório Anual de Marketing da Nielsen 2023, o brand awareness (reconhecimento da marca) é o segundo principal objetivo de marketing para este ano.
Enquanto isso, o relatório State of Inbound Marketing 2022, da Hubspot, ressalta que aumentar o reconhecimento da marca tornou-se o maior objetivo dos negócios na estratégia de redes sociais. Quatro em cada dez entrevistados o colocaram entre as prioridades da comunicação.
Para completar a lista de evidências, 45% dos entrevistados no State of Content Marketing 2023 Global Report, da Semrush, definiram fortalecer o brand awareness como meta do marketing de conteúdo. A opção veio logo atrás de atrair mais visitantes para o site, com 46%.
Isso mostra como a percepção dos responsáveis pelo marketing das empresas tem mudado. As marcas reconhecidas são marcas que vendem mais e isso está ficando cada vez mais claro para o mercado.
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O impacto do reconhecimento da marca para aumentar as vendas
Há um problema óbvio de investir apenas em estratégias voltadas ao fundo do funil de vendas. A jornada de compra, na verdade, começa muito antes. Portanto, marcas focadas exclusivamente nas vendas não são sequer consideradas na hora de o consumidor comprar, em muitos casos.
Uma pesquisa da MindMiners revela, por exemplo, que 67% dos consumidores na região Sul do Brasil preferem comprar de marcas mais conhecidas. Isso mostra como a comunicação de longo prazo é fundamental para aumentar as vendas.
Na jornada de compra B2B a situação é parecida. De acordo com dados do Google, em parceria com a Bain, 86% dos clientes já têm os fornecedores em mente antes de iniciar o processo para comprar um produto ou contratar um serviço.
A partir disso, fica evidente a importância que o reconhecimento da marca tem mais à frente nos resultados do negócio. Mas a Nielsen ainda traz uma correlação ainda mais explícita: cada ponto ganho em métricas como awareness ou consideração do consumidor leva ao aumento de 1% nas vendas.
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Canais de marketing para aumentar o reconhecimento da marca
Podemos aprender muito com as marcas mais valiosas e mais lembradas do mercado. Elas sabem que precisam de uma estratégia de comunicação 360° para vencer a concorrência e que o reconhecimento da marca é essencial para o crescimento do negócio.
De fato, uma pesquisa acadêmica do Institute of Practitioners in Advertising (IPA) já demonstrou que as estratégias de construção da marca são as que têm o maior retorno no longo prazo.
Mas quais canais de marketing podem contribuir com esse objetivo?
A resposta está em uma mistura de alcance da comunicação, atenção do consumidor e lembrança de longo prazo. Uma boa mídia nesse sentido é aquela que consegue equilibrar os três fatores.
- O alcance é necessário para fazer a comunicação chegar a mais pessoas.
- A atenção está relacionada à fixação da mensagem e ao interesse de comprar.
- A lembrança de longo prazo é essencial para vencer a concorrência, levando à consideração da marca no momento da compra.
Dito isso, pesquisas mostram que as mídias essenciais — como televisão, rádio e portais de notícias — têm um excelente equilíbrio desses três elementos.
Sabemos, por exemplo, que a TV é a mídia de maior alcance no Brasil (Kantar IBOPE Media), gera um grande interesse no consumidor (MindMiners) e desperta mais que outras telas a capacidade de recordação (Nielsen).
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