Natal 2022: qual é a expectativa das vendas no comércio?

28/11/2022

Vendas

Natal 2022: qual é a expectativa das vendas no comércio?

Mais de R$ 66 bilhões. Esse é o valor que as compras de Natal devem injetar na economia brasileira em 2022, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Além disso, a campanha de Natal deste ano vai atrair 118,7 milhões de pessoas às lojas.

Já a MindMiners, em uma pesquisa para a Globo, revela que oito em cada dez brasileiros pretendem comemorar a data em 2022. Isso mexe não só com a intenção de presentear, mas também envolve a compra de artigos de decoração, de alimentos e bebidas para uma refeição especial e até de materiais para reformar a casa.

Então, quer saber mais sobre a expectativa do varejo no Brasil para o Natal 2022? Acompanhe os dados a seguir e descubra!

Intenção de compra no Natal 2022

De acordo com a MindMiners, 68% dos consumidores no País pretendem comprar presentes no Natal 2022. Já a CNDL e o SPC Brasil apontam para um número maior, de 73%.

Em ambas as pesquisas, filhos, cônjuges e mães aparecem como os maiores possíveis presenteados na data. Nesse sentido, os dados divulgados pela Globo mostram que cada pessoa vai comprar presentes para outras duas ou três, em média. Por outro lado, segundo CNDL e SPC Brasil, os filhos lideram a disputa por quem receberá o presente mais caro (30,1%), na frente de cônjuges (17%) e mães (15,6%).

O ticket médio das compras de Natal deste ano deve ser de R$ 132, com 25% do público gastando entre R$ 51 e R$ 100 por compra e 21,6% gastando entre R$ 101 e R$ 200.

Outro dado interessante está no fato de que 59% dos brasileiros pretendem comprar presentes para si no Natal. Como destaca a pesquisa “Intenção de compras para o Natal de 2022”, isso representa um público de mais de 95 milhões de pessoas com esse intuito.

Seja para presentear terceiros, seja para se presentear, 90% do público deseja comparar preços e informações sobre os produtos antes de adquiri-los. Não à toa, o principal critério para a escolha da loja é o preço (69%), seguido por variedade de produtos (42%) e facilidade na hora da compra (39%).

No entanto, fatores como a qualidade dos produtos (37%) e a confiança na loja (35%) também pesam na decisão do consumidor. No caso das compras pela internet, o valor do frete (38%) e o prazo de entrega (36%) são dois elementos bastante analisados. E quase um quinto do público (19%) considera importante a opção de retirada na loja. Ou seja, a estratégia logística deve andar ao lado da estratégia comercial neste Natal.

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Autopresente movimenta as vendas no Natal. (Foto via Freepik)

Produtos mais procurados para presente no Natal

Em 2022, de acordo com a MindMiners, 68% do público interessado no Natal deve comprar os presentes com antecedência. Enquanto 31% pretendia comprar há cerca de um mês do 25 de dezembro, 37% deixarão para fazer isso 15 dias antes. Outros 31% só irão às compras na própria semana ou no domingo natalino.

Mas o que está na lista de compras deste Natal?

Estes são o presentes mais procurados no Natal de 2022, segundo CNDL e SPC Brasil:

Já a pesquisa da MindMiners traz também os doces como possíveis presentes neste ano.

Intenção de compra, conforme a divulgação da Globo:

Nem podemos nos esquecer dos milhões de brasileiros que têm a intenção de compra para se presentear no Natal 2022. Nesse caso, alguns itens ganham maior prioridade.

Presentes buscados para si mesmo no Natal:

Os anúncios das marcas têm um papel fundamental nessa jornada de compra dos consumidores. Tanto que 36% deles declaram que a publicidade influencia nas decisões de consumo.

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Compras para refeição impulsionam o Natal 2022

A parte principal da comemoração natalina está na confraternização em casa. Três em cada quatro brasileiros que devem comemorar o Natal 2022 pretendem reunir-se na casa de familiares ou amigos para uma refeição especial. Como comparação, apenas 10% esperam ir a um restaurante no almoço ou no jantar.

O desejo de receber bem então movimenta diferentes categorias do varejo. Por exemplo, 46% do público planeja comprar artigos de decoração, 35% devem comprar artigos de cozinha e 24% vão reformar a casa.

Quem também ganha muito com essa data é o segmento de super e hipermercados. Eles são os locais favoritos para a compra de alimentos e bebidas que comporão a mesa no Natal 2022.

Ou seja, este final de ano tem oportunidades para as vendas no varejo em diversos ramos. Seu comércio já entrou na disputa pela atenção desse consumidor? Faça uma simulação gratuita de campanha com a NSC e descubra como é possível vender mais nesta época.

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