O que é e por que definir sua proposta única de venda?

08/08/2023

Vendas

O que é e por que definir sua proposta única de venda?

Você já sabe o que é Unique Selling Proposition (USP)? Quem sabe, ouviu a respeito da proposta única de valor? Ou, talvez, viu algo por aí sobre a proposta única de venda?

Se não, vamos explicar agora o que é e para que serve esse conceito. Basicamente, é uma descrição concisa do diferencial de uma marca ou de uma empresa.

Pode parecer simples, mas essa definição pode ser muito útil para conquistar o público-alvo e também para orientar as estratégias do negócio nesse sentido.

Em um mercado cada vez mais competitivo, com um número maior de produtos e serviços disputando uma mesma categoria, saber posicionar-se de uma forma exclusiva torna-se uma vantagem competitiva. É aí que entra a proposta única de venda, que abordaremos no artigo a seguir.

Acompanhe a explicação!

O que é proposta única de venda?

Dentro do marketing, existe um conceito focado em como tornar a marca única no mercado em que ela atua. Isso pode ser feito pela segmentação do público, pelos 4 Ps do marketing, entre outras maneiras.

Tais estratégias recebem o nome “marketing de diferenciação”. E uma dessas formas inclui justamente a proposta de valor.

Então, o que é a proposta única de venda? É uma definição breve do que diferencia seu negócio das empresas concorrentes, ou o que distingue as marcas de uma mesma empresa. Em outras palavras, podemos dizer que essa Unique Selling Proposition é um resumo do que a marca propõe ao consumidor e como ela deseja ser lembrada.

Por sinal, USP é o termo em inglês para proposta única de venda, ou proposta única de valor.

Marcas que conseguem comunicar o valor de seus produtos ou serviços de uma forma clara conseguem atrair melhor a atenção do consumidor e até aumentar o preço. Sem essa definição, você estará sempre brigando entre quem cobra menos ou dá o maior desconto, prejudicando sua margem de lucro.

Inclusive, esse pode ser um exercício interessante para realizar dentro do seu negócio. Reúna os colaboradores e pergunte a cada um deles o que a empresa tem de único para oferecer ao público. Se surgirem muitas respostas diferentes, é sinal de que cada setor está tomando uma direção própria e falta um alinhamento comum.

Portanto, lembre-se: quando todos os esforços estão na mesma direção, pode-se ir muito mais rápido e muito mais longe.

Leia também: Marketing de diferenciação: como destacar sua empresa?

Já conversou sobre qual é a proposta única de valor da sua marca? (Foto via Freepik)

Diferença entre Unique Selling Proposition (USP) e slogan

Como definido em nosso dicionário básico, slogan é uma frase que assina a marca, atribuindo algum valor ou sensação a ela.

No entanto, cuidado para não confundir slogan com Unique Selling Proposition. Frases como “Red Bull te dá asas” ou “BomBril, 1001 utilidades” têm um caráter publicitário, com recursos literários, pois ambos os exemplos não darão realmente asas nem possuem tantas aplicações. O objetivo do slogan é soar bem e passar uma impressão da marca.

Por outro lado, a proposta única de valor descreve de uma forma mais concreta o que a empresa pode fazer pelo consumidor. É o tipo de informação que você encontra com maior frequência na página de missão, visão e valores de um negócio, mas que também pode ser incluída na publicidade.

Veja o caso da Nike. O slogan dela é “Just Do It”, ou “Apenas Faça”. Já a missão que consta no site é “mover o mundo para a frente pelo poder do esporte”. Ou seja, a marca vende ação, enquanto a proposta única de venda orienta o trabalho dela e a conecta com o público.

Leia também: Descubra o que é branding e como fazer a gestão da marca

Como definir sua proposta única de venda?

Voltando à definição da proposta única de valor, é uma descrição em poucas palavras do diferencial de um negócio para o consumidor em relação à concorrência. A partir daí, temos algumas dicas importantes sobre como fazer a sua definição.

Em primeiro lugar, ela deve ser focada no público-alvo. Você precisa conhecer muito bem seu consumidor e o que ele valoriza na sua categoria. De nada servirá um diferencial que ninguém realmente quer.

Então, para ser conciso, é necessário ser específico. Uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido é a análise SWOT, que leva a considerar os pontos fortes e fracos de uma empresa.

Também é importante ficar de olho na concorrência, pois um diferencial só existe em relação a alguma outra referência.

Além disso, outra dica para definir sua proposta única de venda é ancorar suas palavras em resultados concretos. Por exemplo, se a USP fala em excelência e qualidade, mas as avaliações dos produtos são todas negativas, é só um discurso vazio.

Ou seja:

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