Sizebay e Mercado Livre são destaques no Gestão de Valor
Os principais nomes do setor de Tecnologia da Informação em Santa Catarina estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 31, em Florianópolis, para prestigiar o Painel do Projeto Gestão de Valor 2018. O destaque foi a apresentação do case vencedor do concurso, o Provador Virtual, da startup Sizebay, de Joinville.
O case da Sizebay – Provador Virtual
Desde seu nascimento, em 2013, até 2015, a empresa dedicou esforços para o desenvolvimento de algoritmos que reconhecessem as formas do corpo humano e pudessem recomendar medidas e caimentos de roupa facilitando a escolha e a compra de peças online. Os testes deram origem ao Provador Virtual, ferramenta que auxilia o consumidor e alavanca os resultados de lojas virtuais.
O case da Sizebay foi apresentado por Janderson Araújo, fundador e CEO da empresa. O empresário relata que a startup surgiu de forma inusitada, há cinco anos, quando ele ainda trabalhava com o também sócio da empresa, Marcelo Bastos, em uma agência de publicidade.
O Marcelo foi comprar uma roupa para a esposa na internet e quando a peça chegou ficou bem diferente do tamanho que ele imaginava, o que gerou certa confusão em casa. Conversando comigo, ele alertou que isso deveria ser um problema sério. Começamos a pesquisar e descobrimos que 37% das pessoas tinham medo de comprar pela internet. A partir daí, iniciamos os estudos para desenvolver o Provador Virtual. Ainda com pouco tempo de projeto, contamos com a chegada da Patricia Araújo, a menina que coloca fogo nas coisas e sai quebrando as barreiras. Ela foi atrás de programas e de fundos que pudessem ajudar a desenvolver a ideia. Conseguiu contato com os centros de antropometria e, com um plano de negócios mais definido, a empresa começou a avançar – relembra Araújo.
Com o sucesso na redução das trocas de roupas compradas pelo e-commerce, utilizando o Provador Virtual, hoje a Sizebay tem 120 clientes como Riachuelo, Nike e Marisa.
A startup espera chegar ao fim do ano com 150 novos contratos, sendo que destes, 20 serão no exterior. Janderson destacou a importância da parceria com o Sebrae para deslanchar o negócio. Em breve o empresário viajará para a Europa com a expectativa de abrir uma unidade da empresa por lá.
Estratégias da Mercado Livre
Os painelistas Guilherme Maba (IT Manager) e Julian Farrapeira (Senior People Business Partner) trataram das estratégias que impulsionaram a Mercado Livre a se tornar líder do comércio eletrônico na América Latina.
Julian discorreu sobre os aspectos estratégicos da companhia e do ecossistema da empresa. A Mercado Livre conta atualmente com cerca de 7 mil funcionários no Brasil e escritórios em 18 países. Ele destacou em seu painel que companhia é a sétima melhor empresa para se trabalhar no mundo, de acordo com o ranking da Great Place to Work.
Em sua fala, Guilherme abordou a aquisição da Axado pela Mercado Livre, fato marcante por se tratar de uma empresa que nasceu no ecossistema catarinense de tecnologia:
Atualmente, a unidade da Mercado Livre de Florianópolis é a área de tecnologia da empresa. Conta com 50 colaboradores, mas tem a expectativa de chegar a 150 profissionais em dois anos. O site é o quinto maior do Brasil – ressalta Guilherme.
Após as exposições, a plateia pôde interagir em uma rodada de perguntas. Cerca de 120 pessoas lotaram o auditório do Sebrae, em Florianópolis. O evento ainda contou com a presença dos parceiros da NSC Comunicação no projeto, o diretor técnico do Sebrae, Anacleto Angelo Ortigara, e a presidente da Câmara de Tecnologia e Informação do Sistema Fecomércio SC, Jamile Sabatini.
Também presente no evento, Alexandre de Souza, gestor de projetos do Sebrae SC e organizador do programa Startup SC, comentou sobre a importância do tema:
Dentro do projeto Startup SC temos um programa de capacitação para empreendedores. É um projeto que conta com a ajuda de empresários maduros em seus setores de atuação que disponibilizam tempo e conhecimento para mentorar os novos empreendedores em sua jornada ao sucesso com o novo negócio – explica Alexandre.
Por esse programa de capacitação já passaram 170 startups, incluindo a Sizebay vencedora do concurso do Gestão de Valor 2018. Conheça mais sobre o Startup SC aqui.
Esse prêmio é muito importante pra gente, pois valida nosso processo de crescimento. Sempre tivemos muitas dúvidas e foi difícil ter a certeza de que estávamos no caminho certo. O apoio que recebemos nos trouxe a outro patamar. Quando participamos do programa Startup SC, nós aprendemos muita coisa e descobrimos como ajudar outras startups. Percebemos que o ecossistema catarinense de tecnologia e inovação é muito forte – relata Janderson, CEO da Sizebay.
O projeto Gestão de Valor 2018, iniciativa do Diário Catarinense e da NSC Comunicação, está na 4ª edição e conta com o patrocínio do Sebrae SC, Sistema Fecomércio SC e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC).
Para continuar acompanhando o projeto, acesse o site.
Conteúdo produzido em colaboração com os jornalistas da NSC Cristiano Abreu e Janine Alves.