Para o Dia dos Pais 2022, que acontece em 14 de agosto, 101,8 milhões de brasileiros devem ir às compras. O dado é de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que ainda destaca o cálculo de que a campanha deve movimentar mais de R$ 24 bilhões no comércio brasileiro.
A data é mais um importante evento do calendário comercial no Brasil. Neste segundo semestre, inclusive, estão as principais comemorações que movimentam as vendas no varejo.
Isso é um alívio para o comércio, que vem enfrentando uma discrepância entre volume de vendas e receita por causa do impacto da inflação. Segundo o IBGE, o volume de vendas no varejo no País cresceu 0,1% em maio, por exemplo, na comparação com o mês anterior. Já a receita subiu 0,4% no mesmo período.
Mas o Negócios SC também está de olho mais à frente, no quarto trimestre, quando as vendas no comércio devem crescer 2,4%, de acordo com a Tendências Consultoria. Acompanhe conosco o cenário previsto!
O Dia dos Pais para o consumidor em Santa Catarina
Agora para o Dia dos Pais, a Fecomércio SC entrevistou 2.105 pessoas em Santa Catarina para analisar a intenção de compra entre os consumidores no Estado. As entrevistas foram feitas nos municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.
Quanto à intenção de gasto com os presentes, praticamente não há variação neste ano frente a 2021. No ano passado, a intenção em valor real (corrigido pela inflação) foi de R$ 183,71. Enquanto isso, neste ano fica em R$ 183,66.
Isso reflete um cenário de pouca melhora na situação financeira dos catarinenses entre 2021 e 2022. Dos entrevistados pela Fecomércio SC, 36,1% relatam alguma melhora nesse quesito, ante 37,4% que estão no mesmo patamar e 26,2% que afirmam ter piorado de renda.
No entanto, tomando como base uma pesquisa da Behup para a Globo, ainda devemos ter um alto número de catarinenses indo às compras para o Dia dos Pais em 2022. Ela diz que 58% dos consumidores no Brasil pretendem presentear no próximo 14 de agosto.
Falando na data, 54,7% dos catarinenses deixarão para comprar os presentes agora nos últimos dias que antecedem o Dia dos Pais.
Entre os itens mais procurados em Santa Catarina, temos:
- Vestuário: 42%
- Calçados: 18%
- Perfumes e cosméticos: 18%
Outras opções para presentear incluem desde eletroeletrônicos até uma refeição especial em restaurante. Mas 15% do público entrevistado ainda não sabe ou não respondeu. Isso quer dizer que haverá muita procura e o comércio de rua é o local de pesquisa e compra escolhido por 57% dos catarinenses.
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Copa do Mundo, Black Friday e Natal
No quarto trimestre do ano, tradicionalmente já temos certa interseccionalidade entre as vendas de Black Friday e Natal. Em 2022, outro evento ainda promete movimentar as vendas no varejo: a Copa do Mundo no Catar.
Em pouco mais de um mês teremos estes três eventos com apelos próprios:
- Copa do Mundo 2022: de 21 de novembro a 18 de dezembro.
- Black Friday 2022: 25 de novembro.
- Natal: 25 de dezembro.
Falando nas particularidades do Mundial de futebol masculino, as semanas que o antecedem trazem um comportamento de consumo voltado ao conforto para assistir às partidas. Na edição de 2018, por exemplo, o Google revela que a busca por painéis de TV cresceu 5,7 vezes; por sofás 4,4 vezes; por televisores 3,4 vezes, entre outros itens.
Para a Copa do Mundo no Catar, o público ainda pretende contratar serviços de internet e televisão, comprar artigos esportivos e de decoração, além de alimentos e bebidas para acompanhar os jogos.
Mas se o consumidor brasileiro costuma aproveitar a Black Friday para fazer compras de Natal, qual é o melhor momento para os planos de consumo na Copa?
A resposta também parece ser a Black Friday. Só que, para isso, o varejo precisa antecipar a estratégia de vendas.
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Antecipação é chave para aumentar as vendas no varejo
Parte da estratégia de Black Friday em 2022 deve ser voltada a atender esse consumidor ligado na Copa do Mundo. Portanto, mais que um dia de promoções especiais, é preciso planejar ações ao longo de todo o mês e, no caso do e-commerce, caprichar no prazo de entrega.
O próprio consumidor brasileiro está contando com essa antecipação. Em uma pesquisa da Behup, cinco em cada dez pessoas preferem comprar o que planejaram para a Copa na Black Friday por conta das promoções. Além disso, 81% do público é favorável à ideia de antecipar a data.
Ou seja, adiantar-se pode ser um diferencial competitivo do negócio.
Para continuar acompanhando as vendas no varejo, em especial no mercado catarinense, fique de olho nas novidades em Conheça SC.