Quem é o consumidor da construção civil em Santa Catarina?

29/08/2023

Vendas

Quem é o consumidor da construção civil em Santa Catarina?

O mercado da construção civil tem registrado crescimento de vendas em 2023, especialmente entre os imóveis de médio e alto padrão.

Segundo informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os empreendimentos de maior valor registraram um volume de vendas 17,6% superior no acumulado de janeiro a maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Já os imóveis do Minha Casa Minha Vida tiveram alta de 0,9%. No total, o crescimento foi de 6,3% em 2023.

Inclusive, se considerarmos o acumulado de 12 meses até março, o PIB da construção civil (+5,3%) cresceu acima do indicador nacional (+3,3%). Em 2022, o segmento subiu mais que os serviços, a indústria e a agropecuária, de acordo com o IBGE e o banco de dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Mas e o mercado catarinense de construção? O Negócios SC traz agora importantes dados sobre o tema. Acompanhe!

O consumidor da construção civil em Santa Catarina

Como apontam os números da Kantar IBOPE Media referentes à região metropolitana de Florianópolis, 64% dos consumidores catarinenses residem em imóvel próprio. Seis em cada dez chegam a considerar o lar como o melhor lugar do mundo. No entanto, isso não os impede de contribuir para o mercado da construção civil.

Em primeiro lugar, metade desse público afirma estar sempre procurando novas ideias para melhorar a própria casa. Não à toa, 27% dos catarinenses compraram materiais de construção ou reforma nos últimos 12 meses.

Além disso, conforme destaca a Abrainc, quanto maior o nível de renda do comprador, maior o interesse em comprar um imóvel como investimento para locação ou venda futura. E Santa Catarina é o quinto estado com maior renda média no Brasil, atraindo também investidores de outras localidades com alto poder aquisitivo.

Até mesmo entre os catarinenses, 40,84% pretendem comprar um imóvel nos próximos seis meses.

Intenção de compra para os próximos seis meses desse total:

A seguir, vamos falar em mais detalhes sobre as características de tal público.

Leia também: Conheça as marcas de SC vencedoras do Top of Mind 2023

O consumidor catarinense prefere imóveis mais espaçosos. (Foto via Freepik)

Perfil do comprador catarinense na construção civil

No estudo de Mercado Imobiliário, produzido pelo Negócios SC, apresentamos três públicos-alvo do setor: os proprietários, os inquilinos e os compradores. Mas, à construção civil, interessa sobretudo quem adquiriu ou pretende adquirir imóveis no curto prazo.

Desses compradores, 56% são homens e 44% são mulheres. Em sua maioria, formam um grupo bastante ativo economicamente, sendo que 74% deles são trabalhadores, e de elevado poder aquisitivo, com destaque para as classes A e B. Os dados são do Target Group Index, da Kantar IBOPE Media.

Quem procura imóveis para morar costuma ser mais jovem que os investidores no mercado imobiliário. Cerca de metade dos compradores (49%) estão na faixa etária entre 25 e 44 anos. Outros grupos notáveis nesse quesito são os consumidores de 55 a 64 anos (24%) e de 45 a 54 anos (15%).

Fatores decisivos para comprar casa:

  1. Preço;
  2. Localização;
  3. Bairros residenciais, fora do centro;
  4. Três ou mais dormitórios;
  5. Proximidade do centro.

Se analisarmos as cinco principais razões para a escolha do imóvel, casa e apartamento têm muitas semelhanças. Inclusive, nota-se a preferência por imóveis mais espaçosos, com mais dormitórios. Isso porque 45% do público-alvo da construção civil em Santa Catarina já reside em imóveis com cinco ou mais cômodos.

Entretanto, as condições de financiamento fazem uma diferença muito maior para quem procura apartamento.

Fatores decisivos para comprar apartamento:

  1. Preço;
  2. Localização;
  3. Três ou mais dormitórios;
  4. Condições de financiamento;
  5. Bairros residenciais, fora do centro.

Como comparação, o financiamento é apenas o nono fator mais decisivo para quem compra ou pretende comprar casa em Santa Catarina.

Leia também: Invista no reconhecimento da marca para aumentar as vendas

Como atrair o consumidor catarinense da construção civil?

Quer falar com o público da construção civil em Santa Catarina? Então saiba que os veículos da NSC conversam com 91% desses consumidores ao longo de um mês, segundo a Kantar IBOPE Media.

Com uma presença 360° no Estado, a NSC consegue impactar o público-alvo em diferentes plataformas e variadas horas do dia. Por sinal, as rádios Atlântida e Itapema, além do NSC Total, destacam-se com as maiores afinidades em relação a esse consumidor.

Outras oportunidades para atrair o público estão nos momentos de lazer. Entre os interessados no mercado da construção civil:

A NSC também está presente em muitas dessas atividades, como nos eventos da Itapema que reúnem música e gastronomia. Outras opções são o Floripa Tem e o Conexão Verão, que não somente agitam as praias catarinenses, como proporcionam eventos culturais e experiências marcantes entre consumidores e marcas.

Para completar, a NSC ainda realiza eventos exclusivos e personalizados para destacar negócios no mercado da construção civil, como a ação inesquecível da Investcorp.

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Fontes: Kantar IBOPE Media, Target Group Index, Grande Florianópolis, 2023 e 2021.

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