Os preços e promoções passam, a marca fica. Essa importante lição de marketing vale até mesmo um teste: pense agora nas empresas mais famosas e valiosas. Então, o que lhe vem à mente?
Com certeza, não foi o custo exato dos produtos ou serviços nem uma liquidação sazonal. Os negócios são lembrados, na verdade, pela construção da marca. Ou seja, pelo que eles representam, inspiram e são capazes de fazer. É por isso que o fortalecimento da marca deve ser uma prioridade da sua comunicação tanto quanto o aspecto comercial.
Especialistas recomendam uma divisão do investimento publicitário entre 60% para o fortalecimento da marca e 40% para campanhas comerciais. Ou, pelo menos, metade para cada lado.
A seguir, vamos mostrar como ir além da comunicação promocional e as vantagens de fortalecer a marca. Fique por dentro!
Como fazer uma comunicação para o fortalecimento da marca?
É muito comum que as empresas tenham um planejamento publicitário baseado somente nas datas comerciais mais importantes, como Páscoa, Black Friday e Natal. Mas, às vezes, surge uma campanha que fala sobre a própria marca e o que ela inspira.
Exemplos desse tipo incluem o “Pense Diferente” da Apple, os “Retratos da Real Beleza” feitos pela Dove, os comerciais da Nike e até mesmo os anúncios criativos do McDonald’s que sequer mostram os produtos. São justamente esses casos que mais bem ilustram o posicionamento de tais empresas.
Há diversas maneiras de destacar a marca sem focar exclusivamente em preços e promoções. O marketing de conteúdo é uma delas, embora seja preciso reforçar que o conteúdo também serve como entretenimento, e não somente para a educação do público.
Como vimos nos exemplos acima, muitas campanhas institucionais têm um apelo aspiracional. Elas focam na essência da marca e na sensação que buscam transmitir aos consumidores.
Se analisarmos as 500 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos (S&P 500), o estudo “Intangible Asset Market Value” demonstrou que mais de 80% do valor de mercado delas é composto por bens intangíveis. Ou seja, a imagem do negócio é um enorme componente do valor da marca.
Ainda podemos acrescentar outras estratégias para o fortalecimento da marca:
- marketing social;
- marketing cultural;
- marketing esportivo;
- patrocínios diversos;
- entre outras possibilidades.
Então, na hora de planejar sua comunicação, não se esqueça de comunicar o posicionamento do negócio para o público.
Leia também: Descubra o que é branding e como fazer a gestão da marca
5 vantagens de investir no fortalecimento da marca
Ainda na dúvida sobre diversificar sua estratégia de comunicação? Descubra cinco vantagens de investir no fortalecimento da marca.
1) Aumenta o reconhecimento da marca
Sete em cada dez consumidores na região Sul do Brasil preferem comprar de marcas conhecidas, segundo uma pesquisa da MindMiners. Isso evidencia a importância de colocar a própria marca no centro da publicidade de vez em quando.
Mais ainda, conforme o consumidor intensifica as pesquisas prévias antes de tomar a decisão de compra, outros fatores vão sendo considerados. Portanto, a comunicação para o fortalecimento da marca ajuda a criar diferenciais para seu negócio.
2) Comunicar valor permite elevar o preço
Todas as marcas falam sobre o que comprar, porém as mais lembradas também reforçam por que comprar. Ou seja, elas trazem os valores intangíveis para justificar a decisão de compra e até mesmo o preço.
Inclusive, uma pesquisa da Millward Brown já mostrou que as marcas mais poderosas geram uma disposição maior no consumidor para pagar a mais. Isso quer dizer que fortalecer a marca impacta positivamente a margem de lucro.
3) Vender mais e vender mais rápido
Quanto maior o valor agregado de um produto, mais importante torna-se a confiança na marca. Esse é um fator igualmente presente na decisão de compra de serviços B2B.
Diante disso, investir no fortalecimento da marca tem um papel fundamental para antecipar objeções dos clientes e adiantar o processo de convencimento. Assim, sua empresa economiza tempo, porque o público-alvo já sabe quem ela é, e você pode entrar em contato direto com os leads falando sobre os diferenciais dos produtos ou serviços.
4) O fortalecimento da marca reduz o custo de marketing
Marcas mais conhecidas vendem mais, são mais comentadas e estão presentes em mais lugares. Isso cria uma maior “disponibilidade mental” no dia a dia do consumidor, atuando como publicidade espontânea para elas e reduzindo o custo de marketing.
Melhor ainda, marcas fortes atraem mais clientes fiéis. E são justamente eles os maiores responsáveis pelo faturamento de um negócio.
5) Maior retorno no longo prazo
A equação então se torna bastante simples. Maiores vendas e maiores lucros, com menores custos de marketing, resultam em um maior retorno da publicidade.
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