A Black Friday de 2019 acontecerá no dia 29 de novembro e virá acompanhada de muitas expectativas para consumidores e marcas. Mas se o seu negócio acha que o brasileiro deixará tudo para a última hora, é bom se preparar. A procura pelas melhores ofertas já começou.
Black Friday e as vendas em 2019
A data já se virou uma febre de compras no calendário comercial brasileiro. Só no comércio eletrônico, as vendas chegaram a um montante de R$ 2,6 bilhões em 2018, representando uma alta de 23% com relação ao ano anterior, segundo a Ebit|Nielsen.
Um dos motivos para o aumento do faturamento é o número cada vez maior de consumidores comprando na Black Friday. Em 2018 foram 9% a mais, em comparação com 2017, alcançando a marca de 2,41 milhões de brasileiros que fizeram compras on-line nessa época. O ticket médio ficou em R$ 608.
De acordo com a Pesquisa e Audiência, de UOL AD LAB e MindMiners, 39% dos consumidores entrevistados que nunca compraram na Black Friday pretendem aproveitar bons preços este ano. A maior confiança do público e a liberação de até R$ 500 reais do FGTS devem aumentar ainda mais as vendas em 2019.
A busca por ofertas começa agora
Quem espera que todo esse volume de vendas seja originado pela impulsividade, pode ficar para trás na corrida pelo desejo do consumidor. Outro dado relevante da Pesquisa e Audiência é que a maioria do público (55%) começa a procurar com um mês de antecedência.
Vale ressaltar isso: grande parte dos consumidores já chega à Black Friday sabendo o que comprará e em qual loja o fará. As marcas que deixarem para realizar suas ações e comunicação em cima da hora competirão por 6% das pessoas que não pesquisam antes. Isto é, uma fração mínima do público total interessado.
Outro motivo essencial para antecipar sua estratégia de marketing é conquistar a credibilidade do consumidor. Dos que não pretendem adquirir produtos nessa data, a desconfiança é uma das principais causas, apontada por 37% deles em um estudo do Google para a Provokers. E uma relação de credibilidade, bem sabemos, leva tempo para estabelecer.
Este é o momento de intensificar sua comunicação para marcar presença na mente do público. Assim, quando chegar a hora da decisão, o público já saberá quem sua marca é e fará a compra com maior confiança.
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Mais que um dia, mais que preços
Dois pontos importantes a considerar na sua estratégia de comunicação para Black Friday é que ela gera muitos negócios além da sexta e que existem outras formas de encantar o consumidor além de reduzir os preços.
No primeiro quesito, podemos citar como exemplo outro dado da Provokers: 40% das vendas foram geradas fora da sexta-feira. Um terço dos compradores aproveita as condições de pré-venda na Black Week (antes da Black Friday) e a Cyber Monday tem trazido um bom faturamento também. Nesse sentido, pensar em um calendário de promoções pode ser interessante para sua empresa manter o público atento e voltando à sua loja.
O segundo ponto refere-se à forma de conquistar essa atenção. Preços baixos, claro, são um ótimo atrativo, mas existem diversos modos de atrair o cliente em potencial. Fatores como frete grátis (45%) e agilidade na entrega (40%) são apontados pelo Google como atrativos para o consumidor.
Pode ser também uma boa oportunidade para trazer à tona produtos e serviços menos buscados ou menos conhecidos pelo público, oferecendo vendas casadas e kits promocionais para aumentar o valor da oferta como um todo.
Prepare sua marca para a Black Friday
Dados do Google ainda mostram que quem vende mais nessa data impulsiona o resultado final das vendas no ano. Portanto, perder essa janela de tempo para conquistar a credibilidade e a atenção do consumidor pode trazer prejuízo ao desempenho das suas vendas em 2019.
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