O Dia do Cliente é comemorado todos os anos em 15 de setembro. A data comercial é uma criação brasileira que existe desde 2003, preenchendo um mês até então mais fraco para as vendas do varejo, entre o Dia dos Pais em agosto e o Dia das Crianças em outubro.
Diferentemente do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, que busca ressaltar os direitos do público, o Dia do Cliente tem uma estratégia de vendas mais agressiva. O objetivo é conquistar e fidelizar com bons preços. Nesse sentido, é mais próximo da Black Friday.
Desde 2014, o interesse pelo Dia do Cliente vem crescendo expressivamente nas buscas do Google e atingiu o pico em 2020. A partir de 2019, a data ainda ganhou a companhia da Semana do Brasil, criada pelo Governo Federal para movimentar o varejo no período próximo ao Dia da Independência do Brasil.
Veja a seguir como se destacar nesse importante momento das vendas.
Desconto é o diferencial na Semana do Brasil e Dia do Cliente
O Dia do Cliente é diferente do Dia das Mães ou Dia dos Namorados, por exemplo, por não ter um vínculo emocional associado. O foco é todo nas vantagens oferecidas ao consumidor.
Outra diferença é que o Dia do Cliente tem um peso menor de presentes nas compras, em relação às demais datas comemorativas. Segundo uma pesquisa de Social Miner e Opinion Box, 57% dos entrevistados pretendiam usar a ocasião no ano passado para comprar itens de necessidade com melhor preço.
Isso significa que o Dia do Cliente, assim como toda a Semana do Brasil, está aberto aos mais variados segmentos do varejo. Supermercados, farmácias, padarias, açougues, serviços de entrega, pet shops, postos de combustível, casa e construção e tantos outros estabelecimentos competem com as compras de desejo em moda, beleza, eletrônicos e informática.
Ainda mais em 2021, o consumidor está atento aos melhores descontos. O brasileiro enfrenta um período de elevação dos preços e deve aproveitar as promoções das marcas para economizar.
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Olho no e-commerce e na concorrência internacional
Dados da Ebit | Nielsen mostram que o período da Semana do Brasil movimentou no comércio eletrônico brasileiro R$ 2,3 bilhões em 2020. O faturamento foi 25% maior que o registrado em 2019. O ticket médio também apresentou alta: 11% a mais entre um ano e outro, chegando a R$ 467.
Além disso, o número de pedidos foi uma surpresa bastante positiva em meio à crise da pandemia, com aumento de 52% entre a primeira quinzena de 2020 e o mesmo período de 2019.
O resultado é muito positivo para as empresas com lojas virtuais. Mas outro crescimento aumenta a disputa pelo interesse do consumidor, é o que revela um relatório do Setor de Inteligência de Mercado da Globo. Os sites internacionais cresceram 76% em faturamento entre 2019 e 2020, tendo a alta do dólar um papel muito pequeno nesse desempenho. Já o número de pedidos aumentou 56% no período.
Portanto, o e-commerce brasileiro precisa de estratégias para enfrentar os pontos fortes dos varejistas internacionais, especialmente no quesito preço. Mas existem outras vantagens que podem atrair o consumidor, como o cashback e programas de fidelidade.
Outra dica é captar o máximo de contatos das visitas que ocorrem com maior intensidade a cerca de 15 dias do Dia do Cliente, como demonstram dados da Social Miner. Então, antes da campanha de descontos, é interessante fazer uma pré-campanha de captação de leads e a partir dela oferecer promoções mais personalizadas e efetivas.
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Investir na comunicação é fundamental
Uma boa estratégia de comunicação para a Semana do Brasil e Dia do Cliente envolve as mídias tradicionais, como a televisão. Isso porque elas dão visibilidade para a marca, mas com a credibilidade de um meio admirado pelo público.
A pesquisa Consumidor 2021 Versão Regional mostra, por exemplo, que 67% dos consumidores no Sul do Brasil preferem comprar de marcas mais conhecidas. E 61% têm o hábito de pesquisar na internet sobre produtos vistos na televisão.
A Social Miner também revela que o fato de não confiar na loja faria 40% dos consumidores on-line desistirem da compra, mesmo diante de uma oferta excelente.
Além disso, o Setor de Inteligência de Mercado da Globo mostra que a rede, à qual a NSC TV é afiliada, tem imensa afinidade com os interesses do público na Semana do Brasil e Dia do Cliente. A consumidora procura especialmente por itens de beleza, farmácia e saúde, e moda, acessórios multicategoria. Já o consumidor busca eletrônicos e informática, bebidas e casa e construção.
Veja mais dados sobre como se destacar na Semana do Brasil e Dia do Cliente no relatório Globo Insights: Dia do Cliente 2021.