Veja como a Padaria Manchester quase dobrou o ticket médio com presença na rádio
A Padaria Manchester, de Joinville, é exemplo de como uma empresa pode evoluir sempre. A partir de um início modesto em 1984, a padaria modernizou-se com o passar dos anos e hoje oferece um serviço de entrega completo que vai desde o almoço até bolos, doces, salgados e todos os itens de padaria e mercearia necessários para quem está em casa.
Mas nem os 36 anos de história foram suficientes para garantir uma situação mais confortável diante dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19. A crise afetou todos os negócios, grandes ou pequenos.
Para recuperar as vendas, a Padaria Manchester precisou reinventar-se mais uma vez, agora na comunicação. Até então, a estratégia era basicamente digital.
— O investimento em internet era algo que já vínhamos fazendo, com o sucesso que permite um “crescimento orgânico” em redes sociais, mas que não era o suficiente para suprir a queda de faturamento. O que precisávamos no momento era de retorno rápido do investimento feito em marketing — conta Carlos Roberto Shigeoka, sócio-gestor da Padaria Manchester.
Ou seja, a empresa precisava vender mais e com urgência. Aí entra a NSC, oferecendo uma grande audiência, a credibilidade conquistada junto ao público e soluções em comunicação específicas para os negócios catarinenses enfrentarem essa crise.
— A NSC nos deu a oportunidade em um momento de grandes incertezas, o início da pandemia. Ela apareceu dando suporte aos pequenos empresários em Joinville. Era um momento delicado, com o faturamento da empresa caindo em 60% e toda a equipe preocupada, dependendo de uma rápida recuperação para que todos pudessem ter um pouco de segurança em um momento tão difícil — relembra Shigeoka.
Esse contato inicial foi importante para desmistificar algumas questões sobre investir nas mídias essenciais. A maior delas, talvez, seja o fato de que anunciar na NSC é mais acessível do que se imagina.
— Apesar de anunciar em um veículo como os da NSC sempre tivesse sido um desejo, achávamos que o investimento estivesse fora do nosso orçamento até conversarmos de perto entendermos como tudo funcionava.
Então, para reforçar o posicionamento de ser uma “padaria na sua casa” durante o período de distanciamento social, a estratégia de comunicação adotada foi a veiculação de anúncios nas rádios da NSC presentes em Joinville, Atlântida e Rádio Globo, além de conteúdos patrocinados no Instagram dessas rádios. Por se tratar de um negócio local e com uma relação muito forte com o público desse meio, fez todo o sentido anunciar a marca nos maiores veículos da cidade e nos programas de maior audiência.
— Anunciar uma padaria em programas chamados “Cafezão” e “Café das Seis” só pode dar certo, não é? — brinca o gestor.
Os spots de rádio e posts patrocinados marcando a Padaria Manchester no Instagram trouxeram ótimos resultados, como era de se esperar.
— Desde quando iniciamos o processo com a NSC, o número de seguidores no Instagram subiu 4,6 vezes. Minhas vendas através dos canais subiram na mesma proporção e meu ticket médio por venda quase que dobrou!
É claro, esse crescimento nas vendas ocorreu em conjunto com outras medidas, como o aumento da equipe de atendimento interno de duas para cinco pessoas, justamente para dar conta do maior fluxo de pedidos on-line.
Além disso, foi percebido que o perfil dos clientes ampliou-se, atraindo consumidores com um poder aquisitivo maior. Os próprios clientes sentem-se orgulhosos comprando de uma empresa que anuncia e aparece mais em mídia. Com isso, ela deixa de ser “apenas uma padaria” para tornar-se uma “padaria de grife”, de acordo com os esforços de marketing nessa direção.
Os resultados de anunciar na NSC foram tão convincentes para Carlos Roberto Shigeoka e a equipe da Padaria Manchester que o contrato foi renovado, ampliando as entradas da marca no ar e trabalhando-a cada vez mais para ser top of mind no setor de padarias em Joinville.
— Tem sido uma experiência incrível ser cliente da NSC por diversos motivos: desde o empenho e comprometimento da equipe da NSC em gerar resultado até mesmo o nível que nós clientes temos que aperfeiçoar para que de fato isso ocorra. Corre uma adrenalina diferente com cada anúncio que montamos, com campanhas, sorteios e posts… Tudo é bastante novo para nós, mas tem sido incrível!
Com esse reforço na comunicação e o apoio fundamental da NSC, a Padaria Manchester tem tudo para estar cada vez mais presente na casa dos joinvilenses.