Santa Catarina ganhou duas novas ligações diretas com o turismo internacional. Graças a uma parceria entre a Embratur e a empresa aérea chilena JetSMART, os turistas estrangeiros vindos de Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina) poderão desembarcar no aeroporto de Florianópolis em voos ultra low cost, ou seja, com custo ultrabaixo.
De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, foi identificada a demanda para aumentar ainda mais as visitas dos turistas desses dois países ao litoral catarinense. Só no primeiro ano de operação, as novas rotas devem transportar mais de 92 mil passageiros.
A Fecomércio SC também comemorou a boa-nova, tendo contribuído para a negociação com pesquisa e apresentação de dados por meio do Observatório do Turismo. “Esta é uma grande conquista para Florianópolis e toda Santa Catarina”, destacou o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.
Essa novidade vem aquecer ainda mais a economia de Santa Catarina, que tem no fluxo de turistas estrangeiros uma importante fonte de renda. Por sinal, 2023 tem sido um ano muito positivo para a entrada de visitantes no Brasil e no Estado.
Veja os números adiante!
Mais de 200 mil turistas estrangeiros em Santa Catarina
Os dados do Ministério do Turismo mostram que o número de turistas estrangeiros entrando no Brasil durante o primeiro semestre de 2023 foi quase o mesmo que em todo o ano de 2022.
De janeiro a junho de 2023, desembarcaram em solo brasileiro 3,246 milhões de visitantes. Ou seja, o resultado foi apenas um pouco menor que o total de 3,6 milhões nos 12 meses de 2022. Além disso, neste ano, os gastos dos turistas estrangeiros no País chegaram a R$ 15,3 bilhões neste ano.
Santa Catarina, com alguns dos principais destinos turísticos do Brasil, também vive um bom momento no setor. O Estado recebeu 204 mil turistas do exterior no primeiro semestre deste ano, um desempenho 120% superior ao registrado no mesmo período de 2022, quando houve 92.957 entradas internacionais.
A maior parte desse número de turistas estrangeiros veio da Argentina, somando 168.107 visitantes. Outros países que contribuíram para o setor turístico de Santa Catarina incluem Chile, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos. Ao todo, o Estado é o quinto maior ponto de entrada dos viajantes internacionais no Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo.
Somente pelo aeroporto de Florianópolis, foram mais de 110 mil desembarques internacionais no primeiro semestre deste ano. Um salto de 134% frente ao mesmo intervalo do ano anterior.
Enquanto isso, o painel da Secretaria de Turismo de Santa Catarina (Setur) considera também as entradas de turistas de outros estados, tanto por via aérea quanto rodoviária. Nos primeiros cinco meses de 2023, cerca de 2,2 milhões de visitantes passaram por solo catarinense. Esse número é 5,2% maior que o registrado em 2019, mostrando uma recuperação até mesmo em relação ao período pré-pandemia.
Leia também: Setor de turismo de Santa Catarina supera pré-pandemia
Aumenta o número de passageiros nos aeroportos de SC
Os principais aeroportos de Santa Catarina tiveram um aumento no número de passageiros em 2023. Por exemplo, nossos dois maiores terminais aéreos em fluxo de viajantes, o Floripa Airport e o Aeroporto de Navegantes, registraram crescimentos expressivos no segundo trimestre de 2023.
Entre abril e junho, o Floripa Airport movimentou 879.001 passageiros, segundo dados da concessionária Zurich Airport. O resultado é 11% maior que o obtido no mesmo período de 2022.
Já o Aeroporto de Navegantes, de acordo com os números da CCR Aeroportos, teve 535.346 passageiros no segundo trimestre de 2023. Esse desempenho foi 17% superior ao do acumulado entre abril e junho do ano passado.
Número de passageiros nos aeroportos de SC no primeiro semestre de 2023:
Florianópolis: 1.944.271
Navegantes: 1.092.733
Chapecó: 286.019
Joinville: 205.078
O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, também merece destaque nesse sentido. Ele registrou um aumento de 24% no número de passageiros em relação ao mesmo período de 2022.
Leia também: Turistas avaliam cidades do litoral catarinense no verão
Turismo impulsiona a economia de Santa Catarina
Os serviços têm a maior participação no PIB brasileiro entre todos os setores da economia. Portanto, qualquer crescimento no volume de atividade turísticas é muito bem-vindo.
Pois é justamente isso que informa a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE. No acumulado de 12 meses até maio, houve um crescimento de 8,4% no Brasil e de 10,6% no setor turístico catarinense.
Isso tem levado a economia de Santa Catarina a arrecadar um valor ainda maior de ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Somente entre janeiro e abril, o Estado arrecadou mais de R$ 146 milhões em ICMS turístico.
A maior demanda pelo turismo em Santa Catarina também eleva o número de empresas e de empregos no setor. No primeiro semestre de 2023, foram abertas 12.302 empresas turísticas no Estado, segundo o Almanach da Setur. Além disso, há a expectativa da geração de 5 mil novos empregos formais até o fim do ano no setor.
Aproveite agora para conhecer os projetos especiais da NSC para estimular o turismo em Santa Catarina.