As cidades de Santa Catarina receberam mais de 1,3 milhão de turistas no primeiro trimestre de 2023, segundo os dados presentes na plataforma Almanach, do Governo do Estado.
Com isso, a atividade turística catarinense cresceu no acumulado de 12 meses até março de 2023. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, o setor de turismo em Santa Catarina teve alta de 25,1% no período ante o intervalo anterior. Mais ainda, se comparado ao nível pré-pandemia em fevereiro de 2020, o Estado registrou um desempenho 4,9% maior.
Esse é um ótimo resultado para a economia catarinense, considerando que o PIB do turismo em Santa Catarina pode chegar aos R$ 33 bilhões por ano, conforme uma estimativa da Secretaria de Estado do Turismo (Santur).
Mas como os turistas avaliam nossas cidades? Uma pesquisa da Fecomércio SC analisou as impressões do público durante a temporada de verão no litoral catarinense e os principais insights a respeito você encontra a seguir.
O perfil do turista de verão no litoral catarinense
Primeiramente, é interessante saber quem foi o turista na temporada de verão. Para isso, a “Pesquisa Fecomércio SC Turismo: Verão no Litoral Catarinense 2023” é bastante útil. Ali estão presentes diversos dados para entender o perfil desse público nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba.
Começando pela faixa de renda familiar, a maior parte dos turistas (35,3%) recebe entre R$ 2.204 e R$ 5.509. Em seguida, vêm aqueles que ganham entre R$ 5.510 e R$ 8.812, representando 22,7% do total. Uma parcela um pouco menor (16,3%) tem renda de R$ 8.813 a R$ 11.015.
Portanto, estamos falando de um perfil de turista com renda média-alta. Não surpreende que os gastos com a viagem chegue a R$ 4.937 em uma estadia de 10,6 dias, em média.
Quatro em cada dez visitantes no litoral vêm do próprio Estado de Santa Catarina, mas esse número varia conforme a cidade analisada. São Francisco do Sul e Laguna, por exemplo, são mercados muito mais locais e atraem sobretudo os turistas da região no entorno. Nelas, o turismo é composto por 70,1% e 84,9% de catarinenses, respectivamente.
Rio Grande do Sul (com 19,9% do público), Argentina (12,4%) e Paraná (12%) também costumam enviar um bom número de pessoas ao litoral de Santa Catarina. Ou seja, o turismo no Estado ainda é marcado pela proximidade, tanto que 79,7% dos turistas chegam às nossas praias por carro ou moto.
Para completar, estamos falando de um turista principalmente na faixa entre 31 e 50 anos (47% do total), em união estável (53,6%). No entanto, a temporada de verão em nosso litoral atrai indivíduos de todas as idades e perfis de interesse.
Leia também: 5 fatos impressionantes sobre a economia de São José (SC)
A avaliação dos turistas sobre as cidades do litoral catarinense
As cidades catarinenses costumam atrair um público regular. A maior parte dos visitantes nesses destinos já esteve ali em diversas temporadas. Inclusive, 55,8% dos turistas estão na quinta visita ou até mais.
Mas aqui há variações importantes. O turista de Laguna é o mais familiarizado com a cidade: 83,8% do público já a visitou cinco vezes ou mais.
Por outro lado, Imbituba tem 57,3% dos turistas visitando-a pela primeira ou segunda vez. Ainda é curioso notar que 14% dos que a procuram vêm da Grande Florianópolis. Ou seja, esse tem sido o destino escolhido por muita gente que deseja fugir do movimento na região da capital.
Apesar dessa regularidade das visitas, a avaliação do público sobre o litoral catarinense não é nada uniforme. A Fecomércio SC utilizou a metodologia NPS para saber o grau de satisfação dos turistas e se eles indicariam a cidade para outras pessoas. Na média, sete em cada dez recomendariam o destino, porém os resultados de São Francisco do Sul e Laguna são preocupantes.
Turistas que recomendariam a cidade entusiasticamente:
Florianópolis: 83%
Balneário Camboriú: 75%
Imbituba: 69%
São Francisco do Sul: 47%
Laguna: 39%
Laguna é a que mais precisa de uma comunicação para recuperar a imagem do setor turístico. Na última temporada de verão, dois em cada dez turistas tiveram experiências muito ruins na cidade e isso acaba repercutindo em outros potenciais visitantes.
Entretanto, todos os destinos de Santa Catarina devem investir em uma boa divulgação turística. Como a maioria das pessoas estão vindo de uma região próxima ou por hábito, é possível apresentar novas possibilidades e oferecer uma experiência ainda melhor.
Leia também: Conheça os 10 municípios de SC com maior renda média
Santa Catarina sediará evento para impulsionar o setor de turismo
Comentamos acima que um dos desafios do setor de turismo em Santa Catarina é atrair turistas de outras regiões. Em breve, o Estado terá uma excelente oportunidade para isso.
No município de Balneário Camboriú, entre os dias 3 e 5 de junho, será realizada a Convenção de Vendas 2023 da CVC. Será a primeira realização do encontro no Estado e a tendência é de que o evento gere mais vendas para os destinos catarinenses pela maior operadora de viagens do Brasil.
Você também trabalha no setor de turismo? Então é hora de descobrir como é fácil anunciar com a NSC em regiões específicas de Santa Catarina. Basta selecionar o local desejado no Simulador de Campanha e seguir os passos para receber gratuitamente uma sugestão de campanha para seu negócio.