Quem passou recentemente pelo litoral de Santa Catarina pôde constatar um fato bastante aguardado pelos setores de serviços e comércio no Estado. Nesta temporada de verão, os turistas voltaram em bom número às praias catarinenses.
Apenas no dia 2 de janeiro, mais de 21 mil argentinos cruzaram a fronteira entre Paso de Los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A informação, divulgada pelo jornal La Nación, ainda destaca a expectativa de que até 25 mil turistas do país vizinho cheguem diariamente ao Brasil por esta passagem.
Além disso, no primeiro mês de 2023, mais de 419 mil turistas estrangeiros tinham bilhetes aéreos para o Brasil, como destaca a Embratur com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Até março, são mais de 1,28 milhão de passagens compradas, com 53,1 mil desembarques de voos previstos em Florianópolis.
Saiba a seguir como esse movimento contribui para a retomada do turismo catarinense na temporada de verão 2023.
Turismo no Brasil fecha 2022 com sinais de recuperação
De acordo com dados da Embratur, o Brasil recebeu mais de 3,1 milhões de turistas estrangeiros ao longo de 2022. O número, apesar de ser bem menor que o alcançado antes da pandemia, quando atraiu 6,3 milhões de passageiros, ainda é maior que o total somado de visitantes internacionais entre 2020 (2,1 milhões) e 2021 (745,8 mil).
Em Santa Catarina, considerando tanto o turismo internacional quanto o doméstico, foram 5,4 milhões de passageiros registrados durante o ano de 2022. Esse resultado já é maior do que o obtido em 2019, quando o Estado recebeu 5,07 milhões de visitantes. O dado está disponível no Almanach, da Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina (Santur).
Os turistas argentinos, como de costume, são a maioria do público internacional no Estado e 10% do total de visitantes em 2022, segundo a Fecomércio SC.
Como consequência da maior demanda turística, a ocupação hoteleira também aumentou no turismo catarinense. Dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis mostram, por exemplo, que a ocupação média nas praias da capital entre janeiro e novembro de 2022 ficou em 56,2%. O desempenho é melhor até que o de 2019, quando a média anual esteve na casa dos 51,4%.
Mas a procura não é só por hotéis e pousadas. Imobiliárias de Santa Catarina já contam com ocupação de até 90% na primeira quinzena de janeiro e a plataforma Airbnb destaca Florianópolis como o sétimo destino mais pesquisado para o turismo internacional.
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Turismo catarinense impulsiona setores de serviços e eventos
A recuperação do turismo catarinense é fundamental para a economia do Estado porque está diretamente relacionada a outras atividades.
Esse é o caso dos bares e restaurantes, por exemplo, como aponta a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Uma pesquisa da Abrasel-SC informa que 64,2% dos empresários do segmento têm a expectativa de um movimento maior nesta temporada de verão frente ao período anterior. Outros 26,8% ainda esperam um movimento igual.
Juliana Mota, presidente da entidade em Santa Catarina, salienta a confiança dos proprietários de bares e restaurantes para uma boa temporada, a partir da procura de turistas internacionais e mesmo brasileiros. O maior desafio do segmento, na verdade, está na contratação de mão de obra qualificada para atender à demanda.
O setor de eventos é outro que sai beneficiado com o crescimento turístico, assim como a retomada dos eventos aquece o turismo catarinense. Em todo o Brasil, a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) registra a realização de mais de 590 mil eventos durante o ano de 2022. E Santa Catarina, com seus espaços de ponta e uma agenda de atrações com reconhecimento nacional e internacional, tem tudo para atrair muito mais visitantes em 2023.
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Expectativa para o turismo em 2023
Outro sinal bastante positivo para o turismo catarinense em 2023 vem da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Para este ano, a projeção de crescimento do setor é de 53,6% na comparação com o ano anterior.
Já no terceiro semestre de 2022, mais da metade das empresas analisadas superaram o faturamento do mesmo período de 2021 em 100% ou mais.
— Quando o turismo cresce, os impactos positivos chegam a todo o País — salienta Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa. E completa: — Para 2023, a tendência ainda é muito positiva.
Diante desses números promissores, vamos acompanhar de perto o turismo catarinense em 2023 para trazer os indicadores do setor até você. Fique de olho nas notícias em Conheça SC para saber mais a respeito.