Um dos setores mais importantes para o Estado, o turismo em Santa Catarina foi também um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Mas assim como outros indicadores da economia catarinense, há uma perspectiva de recuperação para a indústria turística.
Um relatório recente desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) traz diversos dados que medem a intenção de viajar no contexto da pandemia. Além disso, apresenta o perfil do turista que pretende visitar as atrações do Estado e alguns insights para ganhar a confiança desse público. Veja mais a seguir.
Importância do turismo em Santa Catarina
O setor turístico catarinense é responsável por 12% do PIB estadual, tendo movimentado entre 2018 e 2020 aproximadamente R$ 33 bilhões. Faz parte dele um ecossistema de quase 100 mil empresas vinculadas, segundo registros da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), que gera milhares de empregos diretos e indiretos.
Mas além de o turismo em Santa Catarina ser importante para a economia do Estado, ocupa um lugar de destaque no turismo nacional e acumula diversos títulos impressionantes, entre eles:
- Eleito 12 vezes como “Melhor Estado Brasileiro para Viajar”, pela revista Viagem e Turismo.
- Entre os melhores destinos no Brasil tanto para ver a neve quanto para aproveitar uma praia.
- Melhor parque temático, melhor resort e melhor hotel-fazenda do Brasil estão todos em Santa Catarina.
- Tem a capital mais desenvolvida do Brasil.
- Melhor segurança do Brasil.
O Estado também conta com uma ampla diversidade de atrativos e experiências a oferecer aos turistas, o que redobra a confiança na recuperação mais rápida do setor que a média nacional.
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Pesquisa da Santur mostra o perfil do turista no Estado
Confirmando o potencial do setor turístico catarinense, a pesquisa da Santur “Intenção de Viagens a Santa Catarina — Contexto Pandemia Covid-19” ainda traz informações pertinentes para orientar o foco das empresas envolvidas. Entre os dados fornecidos, um dos mais relevantes trata da importância do turismo doméstico — e especialmente interno — nos próximos meses.
A pesquisa da Santur coletou dados entre 24 de agosto e 27 de setembro, tendo entrevistado 1.460 pessoas. Portanto, é possível ter uma perspectiva atual e abrangente sobre o mercado turístico catarinense por meio dela.
Para 90% dos entrevistados, Santa Catarina está nos próximos planos de viagem. Entre eles, a maioria (78%) são de residentes do próprio Estado. E quem mora aqui está disponível a percorrer distâncias de no máximo 201 quilômetros a 300 quilômetros (23%), seguido por 101 quilômetros a 200 quilômetros (21%).
Essas distâncias curtas explicam-se pela preferência do carro próprio como meio de locomoção em viagem para 84,1% dos residentes. Mesmo para quem vem de outros estados, o automóvel ainda é preferido por 54,1%, contra 26,2% de avião e 19,6% de outros meios.
Outra informação relevante diz respeito ao perfil médio do turista que visita o Estado: ele é casado, com idade entre 30 e 39 anos, trabalhando no setor privado e com renda per capita entre R$ 2.343,00 e R$ 4.685,00.
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Santa Catarina é considerada segura para turismo na pandemia
Além de o Estado figurar nos planos de viagem de nove em cada dez entrevistados pela pesquisa da Santur, Santa Catarina é tida como um destino seguro pelos turistas.
Em uma escala de 0 a 5, em que 5 é totalmente seguro, 80% das pessoas avaliaram a segurança para viajar no Estado entre boa e excelente.
Dos 90% que pretendem viajar por Santa Catarina, 32,3% o farão ainda neste segundo semestre de 2020, com mais 14,5% no fim de ano e 6,3% em demais feriados. O restante dos entrevistados ainda não sabe ou aguardará um pouco mais para viajar.
Mesmo com a boa avaliação para o turismo na pandemia, a segurança ainda é uma premissa importante para o setor. Para os turistas mais inseguros, a maior preocupação é o risco de contágio durante a viagem. Mas, como mostra uma tabela de riscos de contágio por Covid-19 feita pela Associação Médica do Texas, nos Estados Unidos, hospedar-se em um hotel é mais seguro que ir ao salão de beleza ou ao bar, por exemplo.
Já para os turistas mais seguros de viajar, a maior preocupação é a possibilidade de adiamento por aumento de casos de Covid-19. Ou seja, enquanto se precisa de rigidez de protocolos para dar mais segurança aos indecisos, deve ter bastante flexibilidade para negociar alterações nas viagens.
Essa é a oportunidade para o turismo em Santa Catarina conectar-se especialmente com o público local, mostrando que está pronto para recebê-lo na pandemia e mostrando por que é destaque no País. Então veja as soluções da NSC para divulgar seu negócio no Estado e conquistar o turista catarinense.